Black Friday: dicas de como garantir os melhores preços e fazer compras seguras nesta sexta-feira - Política e Economia - Santa

De olho nos descontos24/11/2016 | 20h38Atualizada em 24/11/2016 | 20h38

Black Friday: dicas de como garantir os melhores preços e fazer compras seguras nesta sexta-feira

Data de descontos ocorre nesta sexta-feira e descontos podem chegar a 80% em lojas físicas e online

Black Friday: dicas de como garantir os melhores preços e fazer compras seguras nesta sexta-feira Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Prestes a iniciar, a Black Friday pode ser uma boa opção para garantir presentes de Natal mais em conta ou trocar, finalmente, o celular antigo. Mas é fundamental deixar a euforia de lado para fazer compras seguras e que realmente valem a pena. O presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em Santa Catarina, Cristiano Chaussard dá algumas dicas fundamentais. Desconfiar de ofertas milagrosas, pesquisar os sites em que está comprando e focar nos produtos de interesse podem garantir o sucesso das compras nesta sexta-feira. Confira mais dicas para a data:

O que comprar

Se possível, aproveite para antecipar as compras de Natal ou garantir aquele produto que há tempos pretende comprar. Muitas vezes, as condições valem a pena. Esteja atento também a opções de descontos fora do varejo: passagens aéreas e até investimentos em corretoras prometem entrar no clima de Black Friday. Dê uma olhada nos livros: lojas costumam fazer o torra-torra de títulos mais antigos nesta data. É uma boa chance para renovar a biblioteca.

Defina o produto de interesse

Decidiu exatamente o produto de interesse? Então anote o modelo com todas as características. Assim, na hora de comparar modelos você irá focar nos iguais e não irá acabar se perdendo. 

 Além do produto

Além da mercadoria, é importante verificar a qualidade da loja. Procura a reputação dela na internet (sites como Reclame Aqui, Buscapé ou fóruns de debates de consumidores) e pergunte a amigos. Nos sites de reclamação, veja se ela resolve os problemas apresentados. Tem aquelas lojas que não aparecem nestes sites, mas porque são pouco conhecidas. Vale fazer essa avaliação. 

 Não demore

Se algum produto realmente interessar, garanta a compra na hora, pois os sites costumam fazer um "rodízio" de ofertas enquanto há produtos de estoques.

 Foco na segurança

Verifique se o site é confiável para informar dados de cartão de crédito ou da conta bancária. As lojas seguras têm o Certificado de Segurança SSL - encontrado na barra de endereços - e devem conter um cadeado verde clicável. Nunca realize compras ou acesse o internet banking usando wi-fi público ou dispositivos de lan houses. Isso pode comprometer a sua segurança, já que esses recursos públicos podem estar com vírus.

Desconfie de ofertas milagrosas

Se o preço estiver muito abaixo do restante, desconfie e não compre. Descontos muito atrativos podem ser uma armadilha para chamá-lo a um site pouco confiável.

Comparação própria

Existem diferenças de preços entre uma empresa e outra. Importante verificar, porque algumas já incluem o preço com o frete médio calculado e outras, sem frete. A dica é usar os comparadores (como Buscapé e Baixou Agora, por exemplo) mas não considerar o resultado como resposta final. Leve esses preços para uma planilha e calcule junto o frete e impostos (caso cobre separado). Sempre considerar o preço do frete, o prazo de entrega e outros tipos de custos. Alguns oferecem garantia estendida e do frete também. 

Atenção em sites e lojas desconhecidos

Se for fazer uma compra mais arriscada, de uma marca que não conhece e que você não tem tanta segurança, mas o preço está interessante, vale pesquisar sobre a empresa. Pesquise entre os amigos. Vale jogar nas redes sociais e perguntar a opinião deles. Além disso, a empresa é obrigada a disponibilizar o número de telefone, endereço e CNPJ. Procure o CNPJ no Google para ver se tem processos judiciais e ligue para a loja para ver se realmente existe. 

Anote tudo

Sempre que fizer uma compra, o prazo de entrega tem que ficar claro. De preferência imprima a página onde está especificado o prazo de entrega. É importante que saiba de onde está saindo a compra, telefone da empresa, transportadora e telefone da transportadora. Acompanhar o emails de status da entrega, assim o cliente se mantém informado. Mantenha um registro em papel de suas compras e guarde todos os recibos. Se você notar na sua fatura compras que você não fez, entre em contato com a empresa de cartão de crédito imediatamente.

Pagamento

O pagamento à vista é sempre mais vantajoso. A maioria das lojas dá desconto de até 10% para pagamentos à vista no boleto. Porque o lojista não precisa pagar o percentual da operadora do cartão de crédito, ou seja, envolve menos custo financeiro na transação. 

Keep calm

Seu produto não chegou? Mantenha a calma. Ao fazer o contato com a empresa, faça de forma gentil e coerente. Pergunte o status da entrega, o porquê atrasou. Se atrasou, perguntar como o lojista vai resolver a situação, ver a possibilidade de estorno e se há possibilidade de ampliação do prazo. Isso facilita a negociação e resolução dos impasses. 

Fontes: Cristiano Chaussard, Procon, Norton, e-Bit, Avast e consultor Gabriel Trindade  

Ferramentas para checar lojas e preços

Confira serviços que reúnem ofertas, comparam preços e permitem checar a validade dos descontos:

Black Friday
www.blackfriday.com.br
Das 0h de 25 de novembro às 23h59min do mesmo dia, os consumidores terão a oportunidade de economizar em diversos setores durante a Black Friday. No site, terão descontos de grandes varejistas.

Busca Descontos
www.buscadescontos.com.br
Portal com foco exclusivo em promoções e que tem como diferencial o serviço de cupons de descontos, o Busca Descontos reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional.

Melhor Embarque
www.melhorembarque.com.br
Voltado para o setor de turismo, fará o filtro em mais de 30 companhias aéreas e em diversos hotéis nacionais e internacionais.

EconoVia
www.econovia.com.br
O site EconoVia é especializado na comparação de preços de produtos eletrônicos, que são um dos destaques da Black Friday. A plataforma permite pesquisar o preço de um produto em diferentes lojas e mostra o valor médio do item pesquisado para facilitar a comparação.

Já cotei
www.jacotei.com.br
Página de comparação de preço que desenvolveu um gráfico para os consumidores analisarem a variação nos últimos meses e que sinalizará as ofertas que têm descontos reais.

Buscapé
www.buscape.com.br
Empresa líder em comparação, terá as ferramentas Histórico de Preços, que monitora a oscilação nos produtos, o Te Protege, que reembolsa o consumidor em compras de até R$ 5 mil se a loja não entregar o produto, e o Alerta de Preços, que avisa o consumidor quando atingir o preço desejado.

Baixou Agora
www.baixou.com.br
Plugin para Chrome que permite o monitoramento dos preços de um produto e avisa quando baixaram.

Por meio de uma cartilha, o Procon SC orienta que os consumidores devem checar se os estabelecimentos estão listados no endereço Black Friday Legal 2016. O site informa se os descontos praticados pelas lojas são reais. 

Leia mais

Confira os horários e descontos dos shoppings centers em Santa Catarina

Black Friday: Procon de SC monitora lojas online para evitar maquiagem de preços


Saiba como garantir descontos verdadeiros e fugir da propaganda enganosa da Black Friday em SC

Black Friday: 41% das reclamações em SC são por propaganda enganosa

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros