Carolina Bahia: Renan Calheiros e a caçada aos fura-teto - Política e Economia - Santa

Opinião11/11/2016 | 07h01

Carolina Bahia: Renan Calheiros e a caçada aos fura-teto



Como se tivesse redescoberto a pólvora, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou a criação de uma comissão especial para investigar o pagamento de salários de servidores públicos acima do teto constitucional. A ideia tardia é elaborar propostas para combater o que Renan classificou de “horror e acinte”. 

Os supersalários são mesmo uma distorção e um deboche, mas não é preciso criar uma comissão especial do Senado para encarar o problema. O Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União já vêm alertando há anos.

Basta cumprir a lei. Penduricalhos foram agregados de propósito aos salários da elite do funcionalismo. Judiciário, Executivo e Legislativo têm os seus representantes entre os fura-teto. O diagnóstico e as soluções já são conhecidos. Se quiserem enfrentar o problema de frente, precisam encarar as corporações.
 
Drible (1)
 
Deputados da bancada da bala estão pressionando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para colocar em votação projeto que flexibiliza a Lei do Desarmamento. A proposta facilita o acesso da população às armas de fogo. Consciente de que o tema é polêmico, Maia vêm driblando os colegas, alegando que a prioridade é o debate das questões fiscais.
 
Drible (2)
 
O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) lidera o grupo de deputados que cobra a votação da flexibilização da Lei do Desarmamento. Ele lembra que Maia se comprometeu em colocar o tema em plenário no dia da eleição para a presidência da Câmara. Parlamentares exigiram do então candidato que ele assumisse o compromisso.
 
Anota aí

Termina hoje o prazo para que os pescadores profissionais artesanais, armadores e industriais se cadastrem para a habilitação à subvenção do óleo diesel em 2017. As inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://sistemasweb.agricultura.gov.br/ssadp/inscricao/proposta. O aviso é do Ministério da Agricultura.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros