Clóvis Reis: "Nomes em campanha no Legislativo de Blumenau" - Política e Economia - Santa

Opinião23/11/2016 | 08h01

Clóvis Reis: "Nomes em campanha no Legislativo de Blumenau"


Até o momento, a eleição para a presidência da Câmara de Blumenau tem três candidatos em campanha: Almir Vieira (PP), Marcelo Lanzarin (PMDB) e Marcos da Rosa (DEM). A concorrência dentro da coligação que venceu as eleições preocupa o governo, que esperava um encaminhamento mais tranquilo na condução do processo, a partir do qual definirá o colegiado da futura gestão. A disputa é resultado da própria força da bancada governista em plenário, cujo número de votos estimula o surgimento de novas lideranças. A oposição acompanha com interesse as negociações e torce por uma racha entre os aliados, única condição que viabilizaria qualquer possibilidade de acesso à Mesa Diretora em 2017.

***

O PP de Blumenau recebe na quinta-feira o presidente estadual Esperidião Amin para um balanço das eleições. O partido obteve a segunda maior votação na aliança que venceu a disputa, somando 16 mil votos. A legenda tem a expectativa de uma participação proporcional no futuro governo, mas até o momento não recebeu convite para a discussão das composições. Aparentemente as conversas para definição de espaços na nova administração estão mais adiantadas com o PMDB.

***

O governo do Estado inaugura nesta quarta-feira o CRAS do Bairro Fidelis, obra que na recente campanha esteve no centro de uma discussão provocada pelo prefeiturável Arnaldo Zimmermann (PCdoB). Ele reclamava que não conseguia entregar a obra porque a prefeitura não construía a rua de acesso ao prédio. O secretário garante que as divergências do processo eleitoral estão superadas.

***

As sessões ordinárias da Câmara de Blumenau vão até 15 de dezembro. O pacote de projetos da prefeitura será apreciado provavelmente durante a convocação extraordinária, na semana seguinte. A base aliada discute o encaminhamento em reunião com o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) nos próximos dias. Uma das dúvidas diz respeito às providencias necessárias ao pagamento do salário do vice-prefeito em 2017.

***

Entre os projetos que a delegação de Blumenau apresentou no Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima inclui-se uma proposta de financiamento e transferência de conhecimento para criação da agencia regional de energia. Ao todo 50 municípios participam da seletiva na Alemanha. O resultado do processo sai em março.

***

O sociólogo Josué de Souza lança no próximo dia 1º, na Furb, o livro Religião, Política e Poder, que tem como base a sua dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional. A obra ganha particular relevância num momento em que a imprensa alardeia a ascensão dos evangélicos na recente eleição. Em Blumenau, a bancada da Bíblia reúne, entre outros, o vice-prefeito Jovino Cardoso (PSD), o presidente e o vice da Câmara de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSB) e Marcos da Rosa (DEM), o deputado Ismael dos Santos (PSD) e o secretário executivo da ADR, Emerson Antunes (PSC).

:: Clique e confira mais colunas de Clóvis Reis

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros