Confira o desempenho de Angela Amin e Gean Loureiro em cada bairro de Florianópolis - Política e Economia - Santa

Eleições 201601/11/2016 | 05h40Atualizada em 01/11/2016 | 05h40

Confira o desempenho de Angela Amin e Gean Loureiro em cada bairro de Florianópolis

Pepista venceu no Continente, Leste e região central, mas Sul e Norte da Ilha garantiram vitória do peemedebista

Confira o desempenho de Angela Amin e Gean Loureiro em cada bairro de Florianópolis Felipe Carneiro/Felipe Carneiro
Foto: Felipe Carneiro / Felipe Carneiro

Mesmo com o partido declarando que não apoiaria nenhum dos candidatos restantes na disputa, os eleitores de Elson Pereira (PSOL) foram fundamentais para que a primeiro impossível e depois improvável virada de Angela Amin (PP) sobre Gean Loureiro (PMDB) se tornasse quase certa, na mais acirrada disputa de segundo turno da história recente de Florianópolis. Isso é o que mostra a análise dos números bairro a bairro da Capital na eleição de domingo, que deu a vitória ao peemedebista com diferença de apenas 1.153 votos.

Gean manteve as amplas vantagens em bairros como Tapera, Rio Tavares, Ingleses, Rio Vermelho e Canasvieiras, conquistando maioria da preferência em 35 das 62 localidades — foram 50 vitórias sobre Angela no primeiro turno. Já as conquistas da pepista em relação a Gean saltaram de 12 para 27 bairros, sendo que quatro dos resultados mais expressivos dela vieram de redutos em que Elson ficou à frente na etapa inicial da corrida à prefeitura: Trindade, Córrego Grande, Lagoa da Conceição e Pantanal. A única localidade que o psolista levou no primeiro turno e, no segundo, preferiu Gean, foi o Porto da Lagoa.

Os extremos da Ilha, novamente, foram os fiéis da balança a favor do agora prefeito eleito. Vieram dos Ingleses, no Norte, e da Tapera, no Sul, as maiores diferenças em favor do peemedebista, superando os 3,4 mil votos em ambos os casos. O maior equilíbrio ocorreu graças a uma folga ampliada pela pepista no Centro, que viu os cerca de 2,6 mil votos a mais no primeiro turno se tornarem quase 8 mil votos de vantagem no segundo. Angela também recuperou espaço no Continente, Leste da Ilha e bairros nos arredores do Centro, além de melhorar o desempenho onde já tinha saído vitoriosa nessas regiões.

Os círculos em laranja representam os bairros com vitória de Gean e os em azul, os vencidos por Angela

Angela reverteu derrota em 12 bairros, Norte da Ilha confirmou vitória de Gean

Se a virada de Angela não se concretizou no total das urnas, em 12 bairros ela se tornou realidade. A candidata do PP reverteu as derrotas em Jurerê, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Monte Verde, Jardim Atlântico, Agronômica, Capoeiras, Estreito, Coloninha, Saco Grande, Abraão e José Mendes. Gean não conseguiu ultrapassar Angela em nenhuma das localidades que ela venceu no primeiro turno, e até chegou a perder força em pontos como Campeche, Ratones e Ribeirão da Ilha. Por outro lado, no Norte da Ilha ele alcançou mais de 70% dos votos válidos no Rio Vermelho, Capivari de Baixo, Ingleses e Vargem do Bom Jesus, o que foi decisivo para chegar ao comando do Executivo municipal.

No levantamento de votos por bairro de Florianópolis, o Diário Catarinense usou os resultados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC). De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, a cidade foi dividida em 62 bairros.

Leia mais:

Votação por bairro expõe disputa geográfica na eleição da Capital no 1º turno

Derrota por 1,2 mil votos mantém Angela Amin como liderança do PP

"A eleição só se ganha na última urna, e essa eleição provou isso", diz Gean

Disputa voto a voto marca a vitória de Gean Loureiro em Florianópolis

Gean Loureiro é eleito prefeito de Florianópolis com 50,26% dos votos

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros