Ministério dos Transportes lança novo edital para dragagem no Complexo Portuário do Itajaí - Política e Economia - Santa

Economia08/11/2016 | 09h23Atualizada em 08/11/2016 | 09h27

Ministério dos Transportes lança novo edital para dragagem no Complexo Portuário do Itajaí

Obra é aguardada há mais de um ano pelo trade

O Ministério dos Transportes reabriu o edital de licitação para a obra de dragagem do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. O prazo final para entrega de propostas é no dia 6 de dezembro.

O objetivo da dragagem é chegar ao calado de menos de 14 metros. O calado é a distância entre a quilha do navio e o fundo.

O canal de acesso perdeu profundidade após as cheias ocorridas no Vale do Itajaí, em outubro do ano passado. A foz assoreou, e a draga que faz a manutenção regular de profundidade não é adequada para restabelecer o calado ideal.

Desde então, contantes medições são feitas e, por mais de uma vez, o calado foi reduzido por segurança – o que limita a entrada de navios mais carregados no Complexo Portuário.

A obra de dragagem é estimada em R$ 65 milhões. Parte da verba foi reservada no orçamento deste ano, e o restante no do ano que vem.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaRock, cerveja e batata frita: o segredo do Chopp do Gus https://t.co/ZbRVgVUep0 #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTrês pessoas morrem em acidentes nas estradas de SC neste sábado https://t.co/2b8gMJDDLj #LeiaNoSantahá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros