Moacir Pereira: Feriado mostra que temporada deve ter os melhores índices dos últimos anos - Política e Economia - Santa

Opinião15/11/2016 | 09h01

Moacir Pereira: Feriado mostra que temporada deve ter os melhores índices dos últimos anos



O feriadão da Proclamação da República está sendo avaliado pelo setor turístico como uma prévia do que poderá ser a próxima temporada em Santa Catarina. Indicativos de que o Estado terá os melhores índices dos últimos anos. A rede hoteleira de Florianópolis registrou mais de 80% de taxa de ocupação.

Na região de Balneário Camboriú, os índices atingiram 100%. O Beto Carrero World, que tem liderado um movimento de conscientização e profissionalização do turismo, deve registrar pelo menos 28 mil visitantes nestes quatro dias. Ali são realizados, a cada dois meses, seminários de avaliação e treinamento e capacitação.

A presença neste feriado foi bem mais expressiva de turistas do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Para a temporada, há estimativas de presença de 2 milhões de argentinos. Eles chegarão em pelo menos 660 voos fretados, em ônibus especiais e, principalmente, por terra com as famílias.

Preocupação dupla do presidente da Santur, Valdir Walendowsky: mobilidade urbana e burocracia na fronteira. A questão do tráfego no Centro da Capital, balneários e acesso às praias não tem solução de curto prazo e tende a se agravar. O problema da entrada na fronteira da Argentina com Santa Catarina e o Rio Grande do Sul é considerado mais grave.

São formadas filas gigantescas pelas exigências burocráticas da Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e outros órgãos federais, criando transtornos para os turistas e suas famílias. O novo embaixador da Argentina no Brasil ficou de tratar do assunto com autoridades federais. O presidente da Santur viaja amanhã a Brasília para participar dos 50 anos da Embratur e vai também falar dessa adversidade com o presidente Vinicius Lummertz.

A boa notícia está relacionada com a receita estadual, que deverá crescer com os melhores índices do ano no fim de 2016 e na temporada.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 4 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 4 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros