Onyx considera "muito difícil" continuar como relator de pacote anticorrupção - Política e Economia - Santa

Câmara dos Deputados24/11/2016 | 19h11Atualizada em 24/11/2016 | 19h12

Onyx considera "muito difícil" continuar como relator de pacote anticorrupção

Votação estava marcada para esta quinta-feira, mas foi adiada pelo presidente da Casa

Onyx considera "muito difícil" continuar como relator de pacote anticorrupção Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados/Câmara dos Deputados
Requerimento aprovado durante a sessão desta terça instituiu que votação será sem identificação Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados / Câmara dos Deputados

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) considera "muito difícil" permanecer na relatoria do projeto das dez medidas anticorrupção na votação da proposta no plenário, adiada para a próxima terça-feira. Ele afirmou que há um movimento nos bastidores para destituí-lo da função. Segundo Onyx, parlamentares querem a substituição porque "perceberam que não vão conseguir passar por cima dele".

Pelo regimento da Câmara, relatores nas comissões especiais têm apenas preferência na indicação para a mesma função em plenário, mas não há uma regra que determine que isso ocorra. Onyx assumiu a relatoria do projeto em julho. 

— Eles (deputados) que façam o que quiserem — disse o parlamentar, que estava visivelmente abatido e quase sem voz. Ele evitou comentar a situação do partido, que já sinalizou ser contra o seu relatório.

Leia mais:
Câmara adia votação do pacote anticorrupção após polêmica sobre caixa 2
Maia diz que comissão do pacote anticorrupção não é soberana ao plenário
Por que os políticos tentam desfigurar o pacote anticorrupção

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já admitiu que tem sofrido pressão de lideranças para mudar o relator. Maia disse que pelo regimento isso seria possível, mas que não pensa na possibilidade hoje:

— Quem é o presidente da Câmara sou eu, eu que vou decidir (sobre relator). Qualquer um pode falar o que quiser, pode dar a opinião, e eu ouço todas, e ouvindo todas eu decido.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros