Pancho: A maior dificuldade de Napoleão será compor a equipe do novo mandato - Política e Economia - Santa

Política01/11/2016 | 13h16Atualizada em 01/11/2016 | 13h20

Pancho: A maior dificuldade de Napoleão será compor a equipe do novo mandato

Coligação de 12 partidos impõe um verdadeiro quebra-cabeças

pancho

Uma das tarefas mais difíceis para o prefeito reeleito Napoleão Bernardes (PSDB) será rearranjar a estrutura organizacional da prefeitura de Blumenau. Trata-se, como ele mesmo frisou, de um novo governo, um novo momento. Hora de avaliar erros e acertos e tentar, da melhor maneira possível, remontar o quebra-cabeça do primeiro escalão sem comprometer a governabilidade e a confiança dos aliados e da própria população.

::: Leia mais informações do colunista Pancho :::

Como abrir mão de gente com conhecimento e potencial em suas pastas como a atual secretária de Educação, Patrícia Lueders, que entrou para substituir Helenice Luchetta que fez campanha para vereadora (PSDB) e é muito bem avaliada pelos da área? Ou de Maria Regina Soar, da Saúde, que está com Napoleão desde o início e também é respeitada pelo poder de gestão? Paulo Costa, da Gestão Governamental, é outro nome forte. Não tem filiação partidária, como Lueders, mas abraça a causa como poucos. Isso sem falar de Ricardo Stodieck, que acabou de entregar uma das melhores Oktoberfest de todos os tempos.

O vice-prefeito, Mário Hildebrandt, pode muito bem assumir a pasta de Desenvolvimento Social, com a qual tem intimidade. Raimundo Mette não quer saber de primeiro escalão e fica a dúvida sobre quem assumirá a Comunicação. É provável que Alexandro Fernandes, que coordenou a campanha de Napoleão, volte para a Fazenda nos próximos dias e também deve ter lugar de confiança a partir de 2017.

Com tudo isso, parece difícil abrigar os interesses dos demais 11 partidos da coligação. Entre eles o gigante PMDB que, mais do que nunca, precisa de um Norte para se reestruturar na cidade. As conversas começam agora e se estenderão até dezembro. O anúncio da nova equipe do governo municipal deve ficar para bem perto do Natal. Até lá, muita especulação vai surgir.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros