Pedro Machado: Vale é uma das duas únicas regiões de SC com saldo positivo no emprego em 2016 - Política e Economia - Santa

Economia03/11/2016 | 08h01

Pedro Machado: Vale é uma das duas únicas regiões de SC com saldo positivo no emprego em 2016

O Vale do Itajaí é uma das duas únicas grandes regiões de Santa Catarina onde o saldo de empregos é positivo neste ano. Entre janeiro e setembro, foram criadas 354 vagas com carteira assinada, número que representa a diferença entre contratações e demissões na soma de todos os municípios que compõem a região.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

Pode parecer pouco diante da proporção populacional, mas não custa lembrar que estamos em um ano de recessão econômica, num cenário que freia os investimentos e estimula corte de pessoal em empresas, impacta a produção industrial e afeta o poder de compra do cidadão, o que se traduz também em menos vendas no comércio e no setor de serviços.

Além disso, Santa Catarina, um dos últimos estados a sentir a força da crise, contabiliza o fechamento de 6.619 postos de trabalho nos nove primeiros meses deste ano. Em todo o país, são 683 mil vagas a menos.

Neste quesito, o Vale fica atrás apenas do Oeste, onde foram criados 2.019 empregos em 2016. Em todas as demais regiões as demissões superaram as contratações: Grande Florianópolis (-6.494), Norte (-1.518), Serrana (-702) e Sul (-278). Os dados são do último boletim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

A força dos pequenos

O bom resultado do Vale se deve em boa parte ao desempenho de municípios de menor porte. De janeiro a setembro, Gaspar (+1.157) liderou a geração de novos empregos na região, seguida por Timbó (+1.032). Em Blumenau, foram 635 postos de trabalho a mais, mas aí estão incluídas dezenas de professores recontratados no início do ano pelo poder público em caráter temporário, o que ajuda a inflar os números da cidade.

Na outra ponta, municípios litorâneos são os mais impactados com a perda de empregos em 2016. Balneário Camboriú (-1.902) tem o pior saldo da região, seguida por Itajaí (-1.165) e Bombinhas (-800).

Comércio sofre mais

Na análise por setores, o comércio é o que tem o pior resultado nos primeiros nove meses do ano. O varejo eliminou, no Vale, 4.654 postos de trabalho. O setor de serviços também não vai bem, com o fechamento de 1,4 mil vagas. Por outro lado, é a indústria da transformação que tem segurado as pontas, graças a bons desempenhos nesta área de cidades como Gaspar (+716 empregos), Timbó (+527), Navegantes (+514) e Indaial (+315).

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 4 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 4 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros