Saiba como usar da melhor forma o 13º salário deste ano - Política e Economia - Santa

Renda extra30/11/2016 | 11h30

Saiba como usar da melhor forma o 13º salário deste ano

Você pretende gastar em compras de Natal? Pagar dívidas? Ou guardar o dinheiro para realizar um grande sonho em 2017?

Cinco em cada 10 trabalhadores devem usar parte do 13º salário para compras de Natal, segundo pesquisa divulgada neste mês pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre os que não vão gastar com o Natal, destinos da verba extra serão economizar e quitar dívidas. Ainda está em dúvida sobre o destino do pagamento? Confira as dicas.

O salário extra vai ajudar a comprar os presentes de Natal? Saiba como programar os gastos.

Diferentemente dos outros natais, neste ano a manicure Diana de Souza, 21 anos, será mais cautelosa nos gastos com presentes. Ela vai destinar parte da renda para os presentes, mas sem deixar de poupar. Grávida de três semanas, a surpresa da gestação fez com que ela pisasse no freio em 2016 para o chegada do primeiro filho, que nasce entre o julho e agosto do ano que vem.

A dica para não se perder nas compras natalinas é cuidar com as armadilhas do consumismo. O especialista em Economia do Grupo de Estudo em Finanças e Desenvolvimento da Furb Bruno Thiago Tomio destaca que nem sempre os filhos querem presentes caros, como computadores por exemplo, mas por capricho ou impulso os pais acabam comprando e ficam o ano todo pagando o item.

— Antes de gastar, é preciso ter um capital de reserva, que vai ajudar com imprevistos como desemprego ou alguma emergência, e só depois pensar em gastar o dinheiro. Nada de gastar todo o 13º com os presentes, lembre que no início do ano há gastos com material escolar, IPVA, IPTU e demais impostos.

Outra dica é pagar à vista e claro, pechinchar. Em comércios de médio e pequeno porte há descontos quando o valor é pago em dinheiro ou no débito, alerta o especialista. Mas fique de olho nos gastos de Natal: no ano passado eles foram responsáveis por deixar dois em cada 10 brasileiros com o nome sujo, segundo outra pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Quer realizar algum sonho em 2017 ou economizar? Veja como investir o 13º pagamento.

O grande desejo da menor aprendiz Daiane Faria, 18, é comprar um apartamento e por isso o 13º dela e do namorado será investido para que daqui um ano eles possam dar a entrada na "casinha". Uma informação útil para quem tem grandes planos de investimento como o dela (na compra da casa própria, ou em um veículo, por exemplo) é não deixar o dinheiro parado.

— Existem vários tipos de investimentos, mas dois mais viáveis hoje em dia são o Recibo de Depósito de Cooperativa (RDC) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Além deles, tem o Tesouro Direto, em que você adquire títulos públicos do governo. O único porém, é que, é preciso ficar com o dinheiro parado até o vencimento do documento, que pode ter prazo de um a 20 anos — reforça o especialista da Furb ao alertar para o alto risco de investir em títulos de capitalização e fundos de investimento com renda variável, que podem fazer a pessoa perder dinheiro.

Outro alerta é para quem pretende colocar o dinheiro na poupança. Para Tomio, há tempos esta não é a melhor opção para quem quer poupar, pois é a que menos rende.

As contas acumularam neste ano? Pague as dívidas e comece o ano livre de juros.

Neste ano o 13º salário de Silvia dos Santos, 42, será destinado a quitar dívidas. Garantir o pagamento das contas do mês em dia é prioridade para ela, que perdeu o salário extra que ganhava trabalhando em uma lanchonete e agora depende do salário de pensionista para pagar as contas. Tudo para não entrar o ano no vermelho.

A dica para seguir o exemplo de Silvia é colocar todas as contas na mesa ou em uma tabela no computador e visualizar o tamanho da dívida. Depois, priorizar aquelas que estão em atraso ou terão maior impacto financeiro na renda familiar. Cartões de crédito, financiamentos, empréstimo pessoal e parcelamentos de carros geralmente são as que têm o maior índice de juros.

— Hoje é o melhor momento para renegociar qualquer dívida. Com o 13º salário, as pessoas têm dinheiro sobrando e as empresas a esperança de recuperar os valores em aberto para quitar fornecedores e começar o ano no azul — explica Tomio.

O seu 13º não é o suficiente para pagar todas as dívidas? Pense bem antes de fazer um empréstimo, avalie se vale a pena começar o ano com um novo financiamento e planeje os gastos para não estar na mesma situação em dezembro de 2017.

:: Leia mais notícias em santa.com.br

Tem dúvidas sobre o 13º salário? Fique por dentro

Quem tem direito a receber?
O 13º salário é um direito de trabalhadores do mercado formal, nos setores público e privado. Também recebem os beneficiários da Previdência Social e os pensionistas.

Qual prazo para o pagamento?
Os empregadores têm até amanhã para pagar a primeira parcela, e a segunda deve ser acertada até 20 de dezembro.

Como é calculado o valor do 13º?
O 13º é proporcional ao período trabalhado: se o funcionário foi contratado em março, receberá o benefício calculado sobre uma fração de 10/12, por exemplo.

Benefícios também entram na conta?
As médias de rendimentos como hora extra, adicional noturno e comissões pagos ao longo do ano são somadas ao valor do 13º. Quem só recebe comissão ganha um valor que leva em conta a média das comissões anuais, ou recebe pela convenção coletiva da categoria, o que for mais vantajoso ao empregado.

O 13º é isento de impostos e descontos?
Não. Como no salário normal, esse benefício é submetido a descontos, como Imposto de Renda, INSS e contribuições associativas. Esses descontos aparecem apenas no contracheque da segunda parcela. A exceção é o FGTS, pago nas duas.

JORNAL DE SANTA CATARINA - Blumenau

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros