Carolina Bahia: Motim em Manaus é produto da falta de atenção com a segurança - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Opinião03/01/2017 | 06h11

Carolina Bahia: Motim em Manaus é produto da falta de atenção com a segurança



O governo Temer está devendo o lançamento de um robusto plano nacional de segurança, com previsão de investimentos em presídios e trabalho em conjunto com os Estados. Não é segredo para ninguém que o orçamento está curto e que faltam recursos para áreas básicas, como saúde e educação.

Mas, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, vivemos um momento de urgência na área da segurança pública. E o pior é que não é uma crise que se formou do dia para noite. Ela vem sendo alimentada pela negligência dos administradores por anos, de tal maneira que as facções criminosas foram crescendo e ganhando força.

União e Estados não aproveitaram o tempo da bonança, quando havia dinheiro em caixa, para investir nas estruturas prisionais e construir políticas de longo prazo. O Central, em Porto Alegre, é um exemplo. O motim no presídio de Manaus, com uma brutal chacina, é produto da falta de atenção com a área de segurança.

E quem prefere fazer a leitura rasa de que "bandido bom é bandido morto" não enxerga o quanto é grave o poder público não ter controle sobre o que ocorre dentro do sistema prisional.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: Meirelles é visto com bons olhos pelo mercado, mas só isso não basta https://t.co/vJtxZhOyYC #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaColégio Militar de Blumenau abre inscrições na segunda-feira https://t.co/gzyiVxnyvB #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca