Coluna da Bahia: Urgência necessária no que diz respeito à Lava-Jato - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Opinião25/01/2017 | 06h11

Coluna da Bahia: Urgência necessária no que diz respeito à Lava-Jato



Por Guilherme Mazui

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tomou a decisão que estava ao seu alcance para evitar a paralisia prolongada da Lava-Jato: pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) urgência na homologação das delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht. A solicitação formal permite que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, adote as medidas capazes de minimizar o atraso na operação provocado pela morte do relator Teori Zavascki.

A magistrada também dá sinais de que não quer perder tempo. Determinou que a agenda de depoimentos dos executivos da empreiteira seja mantida. Com isso, os juízes auxiliares do gabinete de Teori seguem os trabalhos. Por ora, reside a dúvida se Cármem Lúcia puxará para si a responsabilidade pela homologação ou se deixará a missão para o futuro relator, que só deve ser definido depois do fim do recesso do Judiciário, na próxima semana.

Outros ministros entendem que é preciso aguardar o novo relator. Diferentemente dos processos envolvendo pessoas sem foro privilegiado, que correm rapidamente na Justiça Federal do Paraná, no STF o trâmite é mais lento. Daí a preocupação em não alongar o período de chancela da delação, que é apenas um dos primeiros passos da investigação.

A partir do conteúdo dos depoimentos, a PGR pedirá a abertura de inquéritos contra parlamentares, ministros de Estado e governadores, solicitações que serão aceitas ou rejeitadas pelo relator. Será difícil ver a delação homologada até o final de fevereiro.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSábado é de sol entre nuvens na maior parte de Santa Catarina https://t.co/PTgu51yc5Q #LeiaNoSantahá 17 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPrevisão promete aberturas de sol neste fim de semana em Blumenau https://t.co/wGNYw4KJO8 #LeiaNoSantahá 17 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros