Dagmara Spautz: Volnei Morastoni admite possibilidade de plano de demissão voluntária na prefeitura de Itajaí - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Economia03/01/2017 | 10h53Atualizada em 03/01/2017 | 13h55

Dagmara Spautz: Volnei Morastoni admite possibilidade de plano de demissão voluntária na prefeitura de Itajaí

Folha de pagamento inchada preocupa novo governo

Foto: Lucas Correia / Especial

O principal desafio de Volnei Morastoni (PMDB) à frente da prefeitura de Itajaí não será a crise no porto, mas equilibrar as contas. No porto, diz o perfeito, a fórmula da solução está pronta, basta aplicar. Nos cofres públicos, entretanto, a matemática não é tão simples. O prefeito considera esse o problema mais importante a ser enfrentado, e uma das principais frentes de ação nos 100 primeiros dias de mandato.

O calcanhar de aquiles da gestão municipal é a folha de pagamento, que está perto de atingir o limite de responsabilidade fiscal. Isso só não ocorre porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) considera as receitas de autarquias, como o Serviço Municipal de Água e Saneamento (Semasa) e do Porto de Itajaí como parte do orçamento municipal.

Isso ajuda a não estourar a conta. Mas, como os recursos das autarquias não podem ser usados pela prefeitura o resultado, no final, não fecha _ e os investimentos são prejudicados.

A curto prazo, Volnei quer uma auditoria na folha. Vai revisar perícias e gratificações. Promete manter um número enxuto de cargos comissionados e, em entrevista à repórter Patrícia Silveira, da RBS TV, admitiu a possibilidade de implementar um plano de demissão voluntária para efetivos.

As medidas mais delicadas têm sido divulgadas pelo prefeito em meio a um discurso de valorização e capacitação do servidor. Político experiente, Volnei sabe que está mexendo num vespeiro, e que precisará do apoio dos servidores públicos municipais para implementar seus projetos.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEI ataca oeste de Mossul, e forças iraquianas revistam casas https://t.co/QSTfPBPb70 #LeiaNoSantahá 1 minutoRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaForças antijihadistas controlam 25% da cidade síria de Raqa https://t.co/vgVdnKYTT2 #LeiaNoSantahá 11 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros