Varejo em Santa Catarina cresce 4,2% em novembro, melhor resultado desde junho de 2015 - Política e Economia - Santa

Comércio10/01/2017 | 16h38Atualizada em 10/01/2017 | 18h06

Varejo em Santa Catarina cresce 4,2% em novembro, melhor resultado desde junho de 2015

Vendas do mês tiveram crescimento nominal de 11,6%, com avanço acima da inflação do período

Varejo em Santa Catarina cresce 4,2% em novembro, melhor resultado desde junho de 2015 Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

O varejo catarinense teve um crescimento de 4,2% frente ao mesmo período de 2015, informou a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. O resultado foi o melhor desde junho de 2015, de acordo com análise da Fecomércio-SC.

O desempenho representa o início de uma retomada nas vendas do comércio catarinense. Apesar da marca positiva, as vendas de novembro não foram suficientes para reverter as perdas de 6,4% no acumulado de 12 meses, conforme o IBGE. 

— O resultado é bastante importante e sinaliza uma retomada de consumo. Apesar de o acumulado do índice ainda estar negativo, houve uma melhora de mais de um ponto percentual, já que em outubro a queda acumulada era de 7,6% — avalia Luciano Córdova, economista da Fecomércio-SC.

O economista também ressalta que o resultado da receita em novembro teve uma variação nominal de 11,6% em comparação com 2015, acima da inflação do período, de 6,99%. As vendas da Black Friday e as promoções ajudaram na recomposição do índice. Porém, Córdova acredita que as iniciativas pontuais não foram as únicas responsáveis, já que outros indicadores apontam para uma retomada. A volta da criação de vagas de emprego e o aumento da oferta de crédito são dois indicativos dessa melhora.

No Brasil, resultado foi o melhor desde julho de 2013

A alta de 2% no volume vendido pelo varejo do país em novembro ante outubro foi o desempenho mais positivo desde julho de 2013, quando as vendas aumentaram 2,9%, segundo os dados do IBGE.  Quando considerados apenas os meses de novembro, o varejo teve o melhor desempenho desde o ano de 2007, quando o volume vendido cresceu 2,3%. O resultado quase compensa a queda de 2,3% acumulada entre os meses de julho e outubro, ressaltou o IBGE. 

Na passagem de outubro para novembro, cinco das oito atividades que compõem o varejo tiveram avanço nas vendas, segundo o IBGE. O principal destaque foi a alta de 0,9% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. 

Antecipação

Conforme o IBGE, os desempenhos destes segmentos em novembro indicam antecipações de compras para o Natal, movimento que se acentua a cada ano.

Outras contribuições relevantes para o avanço de 2% no varejo no mês foram dos outros artigos de uso pessoal e doméstico (alta de 7,2% em novembro ante outubro), móveis e eletrodomésticos (2,1%) e o setor de equipamentos de escritório, informática e comunicação (4,3%). Houve alta também em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%).

Na direção oposta, houve perdas em tecidos, vestuário e calçados (-1,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,4%).

Considerando o varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a alta de 0,6% nas vendas em novembro teve influência do setor de material de construção, que cresceu 7,2%. Já o segmento de veículos, motos e partes e peças recuou 0,3%.

Leia também:

Estela Benetti: Varejo de SC tem um dos melhores resultados do país em novembro

Vendas do varejo sobem 2% em novembro, aponta IBGE

Vendas do varejo caem 0,8% em outubro, aponta IBGE


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPelo menos 11 pessoas são presas por embriaguez ao volante durante o fim de semana em Santa Catarina https://t.co/a0HykCT2sf #LeiaNoSantahá 20 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Estou viva!": Oscar exibe foto de mulher errada em homenagem póstuma https://t.co/6iytyg4CQy #LeiaNoSantahá 20 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros