Volnei Morastoni fala em ajustes econômicos no primeiro discurso como prefeito de Itajaí - Política e Economia - Santa

Política01/01/2017 | 21h08Atualizada em 03/01/2017 | 10h35

Volnei Morastoni fala em ajustes econômicos no primeiro discurso como prefeito de Itajaí

No discurso oficial, Morastoni reafirmou compromissos de campanha e prometeu um governo com participação popular

Volnei Morastoni fala em ajustes econômicos no primeiro discurso como prefeito de Itajaí Lucas Correia/Especial
Foto: Lucas Correia / Especial

Vereador mais votado nas últimas eleições, coube a Thiago Morastoni (PMDB), dar a posse ao pai, Volnei Morastoni (PMDB), como prefeito de Itajaí. O fato foi destacado por Volnei no discurso oficial, em que ele reafirmou compromissos de campanha, prometeu um governo com participação popular e não hesitou em falar sobre a necessidade de ajustes para enfrentar a crise de arrecadação.

- Quase 100% da arrecadação própria do município só paga a folha, não permitindo investimentos. Vamos apoiar e reconhecer o servidor público, mas buscar um ponto de equilíbrio - afirmou.

O Porto de Itajaí, principal matriz econômica da cidade e um dos principais pontos de discussão durante a campanha, também ocupou uma boa parte do primeiro discurso de Morastoni como prefeito. Ele citou contatos recentes com o governo federal para viabilizar demandas como as obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4, a necessidade de terminar a nova bacia de evolução _ e falou na possibilidade de uma "falência econômica momentânea" do porto.

- Isso nos encoraja a agir.

Volnei quer retomar a delegação plena do porto para o município, que ficou prejudicada após o novo marco regulatório dos portos, vigente desde 2013. E afirmou que vai atuar nos encaminhamentos para estender o arrendamento da APM Terminals, pedido que aguarda parecer em Brasília.

A economia também foi lembrada na menção à busca por novas vocações para a cidade. Entre elas o InovAmfri, projeto de desenvolvimento regional ancorado em Itajaí e capitaneado por Paulinho Bornhausen. Volnei também citou o turismo como um importante ativo a ser explorado, em parceria com a iniciativa privada.

Médico pediatra, o prefeito disse que a saúde será prioritária e falou em reforçar a atenção básica e em reeditar o uso de medicina alternativa como opção de tratamento na rede pública. Também reforçou o compromisso feito em campanha de zerar a fila de espera nas creches _ comprando vagas na rede privada inclusive, se necessário.

Câmara dividida

Volnei Morastoni encontrará uma Câmara de Vereadores que começa a legislatura em ebulição. A escolha da vereadora Dulce Amaral (PR) para discursar pelo bloco governista na posse desestabilizou a oposição. Não era para menos: o partido compôs chapa majoritária nas últimas eleições com Anna Carolina Martins (PSDB), adversária de Morastoni.

Pela oposição, o vereador Robison Coelho (PSDB) discursou contra o que chamou de "política oportunista", com "troca de favores e cargos". E prometeu, em nome da base, trazer à tona possíveis desvios de conduta.

- Para que Itajaí nunca mais esteja nas páginas policiais - afirmou, em referências às operações do Gaeco que ocorreram durante o último governo.

Coelho foi aplaudido em pé pelos vereadores Rubens Angioletti (PSB), Célia da Costa (PSD) e por Níkolas Reis, que integra o PDT, mesmo partido do vice-prefeito Marcelo Sodré _ o que pode indicar uma saia-justa entre os pedetistas.


Gean Loureiro toma posse como prefeito de Florianópolis

Napoleão Bernardes, vice-prefeito e vereadores eleitos tomam posse em Blumenau

Gean Loureiro reúne secretários e promete nomear "estrutura mínima" no primeiro mês de gestão

Florianópolis: o desafio de Gean Loureiro (PMDB) para retomar o fôlego nas contas

Fabrício Oliveira recebe as chaves do gabinete em ato simbólico em Balneário Camboriú

Joinville: saúde e segurança são os pontos frágeis no governo de Udo Döhler (PMDB)

Blumenau: transporte coletivo na mira no segundo mandato de Napoleão Bernardes (PSDB)

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPolicial militar é espancado no Centro de Florianópolis https://t.co/RGgKPLUoko #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDJ Alok - 70 mil pessoas lotam o Centro de Florianópolis para pular ao som de música eletrônica https://t.co/ZVc1NL92h9 #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros