Napoleão Bernardes anuncia o secretariado que compõe o segundo mandato em Blumenau - Política e Economia - Santa

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Governo08/02/2017 | 18h58Atualizada em 09/02/2017 | 09h54

Napoleão Bernardes anuncia o secretariado que compõe o segundo mandato em Blumenau

Composição do colegiado foi anunciada no final da tarde desta quarta-feira

Demorou, mas saiu. O time que começa o ano com o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) foi anunciado ontem com muitos nomes, dois novos cargos e poucas surpresas. A linha de frente foi mantida, com os homens fortes em suas posições de origem e poucas mudanças pontuais.

Parte já havia sido anunciada, como o chefe de gabinete Jean Havenstein (PSDB), que retornou à pasta depois de trabalhar na campanha eleitoral, e Alexandro Fernandes (PSDB), que após duas passagens pela Secretaria da Fazenda e uma breve estada na Comunicação, tem nova missão à frente do Samae.

Napoleão acredita que o tempo que levou para fazer o anúncio foi o necessário para que todos os trâmites fossem concluídos. Para ele, esta era a terceira etapa de uma agenda política extensa:

— Tínhamos a eleição da Mesa Diretora da Câmara, que foi 15 a 0. Depois as eleições das comissões no retorno da Câmara de Vereadores, onde também a base também conseguiu posições estratégicas, e a terceira etapa era o colegiado. Então está tudo dentro do cronograma. 
 
Novas posições
 
Na nova lista, o prefeito já apresentou os dois novos cargos criados dentro da administração municipal. O primeiro é o de secretário de Regularização Fundiária e Habitação, que ficará com Juliano Gonçalves (PV), de saída do Planejamento (que agora se chama Desenvolvimento Urbano). Napoleão afirma que a estrutura da secretaria já existe, com diretoria  gerência estabelecidas, mas que o governo percebeu a necessidade de descolar os trabalhos para uma pasta própria.

A outra posição criada ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB). Ele assumirá a Secretaria Executiva do Programa BID e Projetos Especiais. A intenção é que ele coordene os trabalhos entre todas as secretarias pelas quais passam os projetos que recebem o financiamento internacional:

— As obras estão na fase final do projeto de engenharia e logo teremos a fase de licitação para a execução das obras. E como isso passa por muitas secretarias precisa dessa coordenação. E no fim das contas fica elas por elas na questão do salário, porque ele vai receber como secretário, e não como vice-prefeito.

A reforma administrativa ainda precisa passar pelo crivo da Câmara de Vereadores, o que deve ocorrer sem grandes problemas. O projeto será enviado para a Casa na terça-feira. 

Não teve para todos
 
Com a difícil tarefa de acomodar os 12 partidos que lhe deram a mão durante a eleição, Napoleão precisou fazer algumas manobras. Sete ganharam espaço no primeiro escalão, além dos seis nomeados sem filiação. Após a definição as questões na Câmara, o prefeito diz que conversou com os partidos e, após receber as indicações, definiu os nomes a partir dos perfis disponibilizados unificando questões políticas e técnicas:

— É uma conjuntura administrativa-política, mas entre os nomes escolhemos o que seria melhor em cada área para o bem da cidade.

A solenidade de apresentação e posse dos novos secretários acontece segunda-feira, dia 13. Na sequência, o prefeito promove a primeira reunião com o novo colegiado.

>> Confira a nova composição do colegiado:

CHEFE DE GABINETE
Jean Henrique Havenstein (PSDB)
Um dos homens fortes de Napoleão Bernardes. Já atuou como diretor geral do Gabinete e é o chefe da pasta desde fevereiro de 2015, no início da segunda metade do primeiro mandato. Retorna à chefia de Gabinete no segundo mandato, após se afastar da função para se dedicar à coordenação da campanha eleitoral de reeleição.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Rodrigo Diego Jansen (DEM)
Procurador geral do município desde 2014. É Mestre em Ciência Jurídica, Especialista em Direito Imobiliário e em Direito Processual e Material Civil. Além de advogado, atuou como professor universitário em nível de graduação e pós-graduação da FURB, UNIASSELVI e IBES/SOCIESC.
 
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Anderson Rosa (sem partido)
Outro nome forte na linha de frente do prefeito. Servidor público na Furb desde 1992, assumiu o comando da secretaria em agosto de 2016, depois de ocupar o posto de diretor geral. Também foi diretor de Controle Interno até 2015.
 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky (PSDB)
Foi vereador e segundo secretário da Câmara na última legislatura. Como não disputou as eleições de outubro, herdou, numa engenharia política, a cadeira de prefeito com a licença de Napoleão para a disputa. Isso porque o vice-prefeito (Jovino Cardoso), o presidente e o vice da Casa na época (Mário Hildebrandt e Marcos da Rosa, respectivamente) eram candidatos e não poderiam assumir o posto. O primeiro secretário, Célio Dias (PR), pediu licença médica, abrindo caminho para Wanrowsky. O tucano terminou 2016 como chefe de gabinete do prefeito.
 
SECRETARIA DE DEFESA DO CIDADÃO
Rodrigo Agostinho Quadros (DEM)
Administrador e pós-graduado em Gestão Pública Municipal, foi chefe de gabinete parlamentar e gerente de Planejamento da ADR entre 2011 e 2013.
 
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Moris Cleber Kohl (DEM)
Pós-graduado em Estratégia Empresarial e com MBA em Recursos Humanos, já atuou como professor. passou pela Diretoria e Conselho Deliberativo da Ampe Blumenau e atuou como diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de 2013 a 2017.
 
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Oscar Guilherme Grotmann Filho (PSB)
Com experiência na área de comunicação, foi membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen) e gerente de Gestão Social da então Secretaria da Criança, entre 2008 e 2012. Antes de ser secretário atuava na direção geral da Semudes.
 
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO
Ivo Bachmann Junior (sem partido)
Atualmente respondendo como diretor de Cartografia e Cadastro da prefeitura desde 2013, cargo que já havia ocupado entre 1993 e 1998. Também foi coordenador do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social no biênio 2010/2011.
 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Patrícia Lueders (sem partido)
No cargo desde abril do ano passado. Patrícia é pedagoga e pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e servidora de carreira da secretaria desde 2007.
 
SECRETARIA EXECUTIVA DO PROGRAMA BID E PROJETOS ESPECIAIS
Mário Hildebrandt (PSB)
O vice-prefeito recebeu a missão de coordenar os trabalhos que vão dar andamento às obras de mobilidade e infra-estrutura custeadas pelo financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Formado em Administração e Assistência Social, já foi secretário de Assistência Social entre 2005 e 2012; vereador de 2013 a 2016; e presidente da Câmara nos últimos dois anos do mandato. 
 
SECRETARIA DE GESTÃO FINANCEIRA
Ronaldo Rogério Wan Dall (PP)
Ele já havia ocupado a Secretaria de Administração no primeiro mandato, entre 2015 e 2016. Foi assessor parlamentar na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e diretor de expediente do Gabinete do Prefeito.  É suplente de deputado estadual.
 
SECRETARIA DE GOVERNO E TRANSPARÊNCIA
Paulo Eduardo de Oliveira Costa (sem partido)
Outro dos homens de confiança. Assumiu o cargo em 2013, quando Napoleão anunciou o seu primeiro secretariado, e desde então é um dos responsáveis pelas estratégias do governo. Tem formação em Jornalismo, é especialista em Ciências e Técnicas de Governo e Mestre em Desenvolvimento Regional.
 
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA URBANA
Régis Evaloir da Silva (PMDB)
Engenheiro Elétrico com pós-graduação em Desenvolvimento Empresarial, foi chefe do Centro de Operação da Distribuição e da Agência Regional de Blumenau da Celesc, cargo que ocupou de 2003 a 2011.
 
SECRETARIA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO URBANA
Marcelo Schrubbe (sem partido)
Comandou a Secretária de Defesa do Cidadão entre 2013 e 2017. Foi eleito vereador duas vezes_ entre 2004 e 2012. É graduado em processamento de dados, possui MBA em Administração - Gerente de Cidades e especialização em Cidades Sustentáveis (na Alemanha).
 
SECRETARIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Maria Regina de Souza Soar (PSDB)
Mais uma secretária com cadeira cativa, Maria Regina está à frente da Saúde desde 2013. Especialista em administração Hospitalar, já foi Gerente de Saúde na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR, antiga SDR), gerente geral do Hospital Santo Antônio e secretária de Saúde de Pomerode.
 
SECRETARIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E HABITAÇÃO
Juliano Gonçalves (PV)
À frente da Secretaria de Planejamento (que passou a ser chamada de Desenvolvimento Urbano) desde fevereiro de 2015, Gonçalves recebeu a incumbência de tocar uma pasta que volta a existir depois de ter sido eliminada por Napoleão no início do primeiro mandato. É engenheiro civil especializado em Avaliações e Perícias de Engenharia e Gestão de Projetos e já ocupou cargos em diversas entidades relacionadas à profissão na região.
 
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER / PROEB
Ricardo Stodieck (PSDB)
Assumiu os dois postos em 2013. É empresário e ex-diretor da SC Parcerias. Também atua como presidente da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, e já ocupou o mesmo cargo na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e no Instituto Blumenau. 

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO (SAMAE)
Alexandro Fernandes (PSDB)
Homem de confiança do prefeito. Na primeira gestão, acumulou duas passagens pela Secretaria da Fazenda e outra rápida pela Secretaria de Comunicação. Formado em Administração, também já foi diretor geral da Câmara de Vereadores e diretor geral da ADR de Blumenau.
 
SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DE BLUMENAU (SETERB)
Carlos Lange (PSDB)
Responde pela autarquia desde agosto de 2015. Antes foi assessor jurídico da Faema e da ADR. Tem formação em Direito, com pós-graduação em Direito Público, Tributário e mestrado em Gestão de Políticas.

FUNDAÇÃO DO BEM ESTAR DA FAMÍLIA BLUMENAUENSE (PRÓ-FAMÍLIA)
Cristiane Loureiro (PSB)
Presidente da Associação das Empresas de Fisioterapia do Estado de Santa Catarina desde 2015 e suplente de vereadora pelo PSB, na atual gestão. É graduada em Fisioterapia.
 
FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU (FCBlu)
Rodrigo Rogério Ramos (sem partido)
Assumiu a fundação em abril de 2016. foi presidente do Conselho Curador do Museu de Arte de Blumenau e coordenou o projeto Feira do Livro de Blumenau. É bacharel em Comunicação Social.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS (FMD)
Egídio Beckhauser (SD)
Atual coordenador das categorias de base do Clube Metropolitano, já trabalhou em diversos clubes do Estado, principalmente com categorias e base e futebol amador.
 
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (FAEMA)
Alexandre Baumgratz (PP)
Advogado, com habilitação em Direito Público e especialista em Direito Constitucional. Foi professor universitário da Furb e já ocupou o cargo de Procurador Geral de Pomerode.
 
INTENDÊNCIA DISTRITAL DA VILA ITOUPAVA (IDIVI)
Erno Bublitz
Está à frente da Intendência desde 2013. É empresário do setor de panificação, ex-presidente do Sindicato dos Panificadores de Blumenau. Foi vereador do município de 1993 e 1996.
 
INTENDÊNCIA DISTRITAL DO GRANDE GARCIA (IDIGG)
Airton Maçaneiro (PMDB)
Líder comunitário, exerceu mandato de vereador como suplente na legislatura passada. Já ocupou a chefia de unidades administrativas na Secretaria de Serviços Urbanos e Faema.
 
COMPANHIA URBANIZADORA DE BLUMENAU (URB)
Michael Raul Schneider (PP)
Já atuou na empresa entre 2004 e 2007, em diversas funções como mestre de obras, coordenador de equipes e equipamentos. Formado em Direito, foi auxiliar de coordenação política na Câmara e Vereadores e secretário parlamentar na Câmara de Deputados.
 
PROCON
Cezar João Cim (PP)
Já ocupou a coordenação do órgão, a Comissão Municipal de Defesa ao Consumidor e a Ouvidoria Geral de Blumenau. Formado em Direito, especialista em direito do consumidor e Procurador de Justiça aposentado. Foi vereador entre 2013 e 2016, não conseguiu a reeleição para vereador no último pleito.

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