Consumidor deve gastar 7,4% a mais na Páscoa deste ano em SC - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Economia07/04/2017 | 18h46Atualizada em 07/04/2017 | 18h46

Consumidor deve gastar 7,4% a mais na Páscoa deste ano em SC

Pesquisa da Fecomércio aponta para cenário positivo para o setor

Consumidor deve gastar 7,4% a mais na Páscoa deste ano em SC Omar Freitas/Agencia RBS
Pesquisa da Fecomércio aponta para cenário positivo para o setor Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Após seguidos resultados negativos, a Páscoa deve representar um alívio para o comércio catarinense. Pesquisa divulgada pela Fecomércio nesta sexta-feira aponta que o gasto médio do consumidor deve aumentar 7,4% na comparação com o ano anterior, saltando de R$ 151,82 para R$ 163,09. O aumento real previsto para 2017, no entanto, é considerado tímido, visto que o comportamento de consumo em 2016 foi atípico e com volume de vendas abaixo dos anos anteriores.

A percepção sobre a situação financeira das famílias pode pesar na hora de escolher o presente: 38% afirmaram que estão na mesma condição, 31,7% pior e 30,1% melhor. Os dados mostram que os consumidores estão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 73,5% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.

— A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar as formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado — comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. 

Como era de se esperar, os segmentos mais procurados no período serão de chocolate (92,3%), vestuário/calçados (5%) e brinquedos (2%). A maioria deve optar pelos ovos industrializados (52,5%) e chocolates variados (35,5%), como barras e caixas de bombons. Os produtos artesanais também devem conquistar o paladar e já avançam com 8,4% da preferência.

O principal destino das compras devem ser os supermercados (51,5%), seguido pelo comércio de rua (35,7%) e shopping (7,8%). Pelo menos 11% dos consumidores ainda não decidiram onde vão garantir o presente.

Leia mais notícias sobre Santa Catarina


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPancho: Blumenau cobra conclusão do novo complexo prisional https://t.co/cIx1iNIKLp #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaExportações da Whirlpool caem 40% em 5 anos https://t.co/FUsRpYP5c3 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca