Clóvis Reis: "Mais criatividade para cumprir plano de governo em Blumenau" - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Opinião30/05/2017 | 17h53Atualizada em 30/05/2017 | 17h59

Clóvis Reis: "Mais criatividade para cumprir plano de governo em Blumenau"

Confira a coluna da edição de quarta-feira do Santa

Na primeira reunião com todos os ocupantes de cargos comissionados, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) pediu criatividade dos secretários, diretores e assessores para o cumprimento do plano de governo com o qual venceu a eleição do ano passado. Ele citou como exemplo a parceria com o setor privado para a construção do Eisenbahn Biergarten, realizada no primeiro mandato.

A edificação do novo pavilhão da Vila Germânica saiu do papel com o aporte R$ 12 milhões da cervejaria. Em época de aperto nas finanças, iniciativas desse tipo serão fundamentais para a viabilização dos programas da administração. Uma das ações em curso é o ¿escritório de projetos¿ com a participação de várias secretarias, que prepara propostas para organismos internacionais de financiamento.

Além dos tradicionais bancos de fomento, a gestão busca o apoio de bancos europeus que destinam capital para a área pública. O pacote de mobilidade urbana, recentemente lançado, segue nesta trilha. Os recursos são provenientes do BID e do PAC. A construção da ponte entre as ruas Rodolfo Freygang e Chile, no Centro, depende de uma linha de financiamento federal baseada em recursos do FGTS. Enfim, o caminho por onde o governo seguirá nos próximos três anos passa por tais alternativas. Os secretários mais criativos terão o que mostrar na próxima eleição.

...

Na escolha do novo diretório, o DEM lançou o vereador Marcos da Rosa como pré-candidato a prefeito em 2020. A decisão causou desconforto entre aliados do governo que organizam a fila da sucessão. O DEM é parceiro do PSDB desde a eleição de 2012, condição que os democratas lembram sempre que têm a oportunidade.

...

O vereador Gilson de Souza (PSD) busca assinaturas para um projeto que propõe o fim das reuniões secretas na Câmara de Blumenau. Tais encontros estão previstos no regimento interno, entre outros casos, para deliberação sobre processos de quebra de decoro parlamentar. O vereador defende que todas as reuniões sejam públicas.

...

Projeto dos vereadores Jens Mantau (PSDB) e Alexandre Caminha (PROS) fixa em 20 minutos o tempo máximo de espera para atendimento no setor administrativo dos bancos. Hoje o limite vale apenas para o serviço dos caixas.

...

O secretário de Comunicação, Marcos Wanrowsky (PSDB), entrou em licença para tratamento de saúde. O diretor Marcelo Althoff (PMDB) ocupa o cargo interinamente.

...

Elsa Bevian, Isabel Ventura e Saul Sgrot venceram a eleição para o Conselho de Administração do Issblu, o instituto de previdência dos servidores públicos de Blumenau. O processo mobilizou um total de 3.710 votantes. Tarcísio da Silva, Neusa Felizetti e Júlio Pereira ficaram como suplentes.


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCâmaras de Joinville e Chapecó lideram despesas com diárias em Santa Catarina  https://t.co/dKl5ARjuHg #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMinistério Público investiga morte em operação do Bope, em Piçarras https://t.co/glCVrM49pb #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca