Clóvis Reis: "PSD encolhe em Blumenau" - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Política26/05/2017 | 21h29Atualizada em 26/05/2017 | 21h29

Clóvis Reis: "PSD encolhe em Blumenau"

Confira a coluna deste fim de semana

O vereador Gilson de Souza não esconde de ninguém a insatisfação com a distância entre a direção do PSD e a base. Ele não sabe se a frieza no tratamento é resultado de uma eleição que surpreendeu a cúpula do partido ou da independência que mantém em plenário.

De todos os modos, ele analisa alternativas para o futuro. PSB, DEM e PP são possibilidades sobre a mesa. O descontentamento do vereador se soma a dificuldades que o PSD enfrentou nos últimos anos para a manutenção de quadros. Na legislatura anterior, o partido perdeu três dos quatro vereadores vitoriosos em 2012. Na eleição passada, elegeu dois sem afinidade com o grupo que comanda a legenda. Tanto Gilson Souza quanto Jovino Cardoso (re-filiado de última hora) tem outra origem.

A explicação para o encolhimento na representatividade do PSD divide opiniões, mas algumas hipóteses apontam para o isolamento que seus dirigentes preferiram depois que deixaram a prefeitura há cinco anos. O desempenho do partido na eleição de 2016 em certo modo traduz o resultado dessa postura. Sem uma reversão de tal tendência, o prognóstico para o próximo pleito é uma incógnita. Vereadores são cabos eleitorais importantes na disputa de vagas a deputado estadual e federal.

...

Já passou uma semana do prazo fixado pela Justiça e o PMDB ainda não realizou a eleição para escolha do novo diretório. Os acenos de um acordo interno não se confirmaram. Enquanto isso, vai aumentando a multa diária fixada pela 1ª Vara da Fazenda para o caso de descumprimento da sentença.

...

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) revestiu de solenidade a sanção de leis propostas por vereadores. Nesta semana, três deles serão contemplados com ato oficial na agenda do prefeito: Alexandre Caminha (PROS), Marcos da Rosa (DEM) e Ricardo Alba (PP).

...

Moradores da Ponta Aguda estão se reorganizando. Nesta segunda, elegem nova diretoria e mudam o estatuto da associação. A região sofrerá forte impacto urbanístico com a construção de duas pontes: uma ligando as ruas Itajaí e Paraguai, financiada com recursos do PAC, e outra unindo a Rodolfo Freygang e Chile, incluída no pacote de financiamento com recursos do FGTS. A vizinhança questiona o impacto das obras.

...

Na passagem da caravana por Ituporanga e Rio do Sul, O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) puxou o coro pela candidatura do presidente Mauro Mariani ao governador em 2018. Segundo ele, o aliado traz a perspectiva de renovação ao Estado. Peninha é o representante de Santa Catarina com mais popularidade no Facebook. Recentemente, ele organizou a agenda do deputado Jair Bolsonaro (PSC) na região.

...

Quando a Câmara de Blumenau vai votar o projeto do vereador Adriano Pereira (PT), que reduz o recesso parlamentar de 45 dias para 30 dias?

 
 
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros