Infraero lança licitação para privatizar o terminal de cargas do Aeroporto de Navegantes - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Economia23/05/2017 | 09h22Atualizada em 23/05/2017 | 09h22

Infraero lança licitação para privatizar o terminal de cargas do Aeroporto de Navegantes

Proposta inclui uma área de mais de 100 mil metros quadrados

Foto: Lucsa Correia / Agencia RBS

A Infraero lançou o edital de licitação para privatizar o terminal de cargas do Aeroporto de Navegantes, criando um Complexo Logístico Integrado. A proposta elevará de 4 mil para 100 mil metros quadrados a área do terminal.

O valor de referência é R$ 38 milhões, e a empresa vencedora terá até dois anos para concluir as obras. Durante esse período, poderá operar no terminal atual, que está entre os quatro primeiros do país em arrecadação.

A concessão para exploração comercial é de 25 anos, prorrogáveis por igual período. A abertura de propostas está marcada para o dia 22 de junho.

O aeroporto de Navegantes é considerado estratégico por estar junto de um dos maiores terminais portuários do país e no entroncamento de duas rodovias federais _ BR-101 e BR-470. A demanda já é maior que a capacidade de armazenagem, por isso o terminal se especializou em produtos de maior valor agregado, como fármacos e equipamentos médicos.

Luciano Segura, superintendente da Infraero em Navegantes, diz que a intenção é operar aviões de cargas, que hoje não pousam em Santa Catarina. Com mais espaço para armazenagem, a tendência é de aumento no volume de movimentação.

A Infraero licitou recentemente os terminais de cargas de Curitiba (PR) e Goiânia (GO), que serão entregues à iniciativa privada no mês que vem. Navegantes, por enquanto, é a única concessão que demanda obras de ampliação.

O novo terminal de cargas integra o projeto de ampliação de todo o aeroporto. A concessão chega no momento em que há no Estado um movimento pedindo a privatização de todo o terminal, incluindo o depassageiros, e pode ser uma "resposta" da estatal à movimentação.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPM apreende três armas, drogas e munições em ocorrência em Blumenau https://t.co/TboLKxyZm5 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaClóvis Reis: Vereador busca assinaturas para instalar CPI do Transporte em Blumenau https://t.co/D2rJO4eXUU #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros