Bancada catarinense do PSDB mostra tendência a votar pela permanência no governo Temer - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Política11/06/2017 | 21h59Atualizada em 12/06/2017 | 08h09

Bancada catarinense do PSDB mostra tendência a votar pela permanência no governo Temer

Congressistas do PSDB de todos os Estados debatem saída ou não da base aliada do presidente nesta segunda-feira, em Brasília

Bancada catarinense do PSDB mostra tendência a votar pela permanência no governo Temer Marcos Corrêa/PR / divulgação
Presidente Temer pode perder nesta segunda-feira o apoio do PSDB Foto: Marcos Corrêa / PR / divulgação
Diário Catarinense
Diário Catarinense

O PSDB faz uma nova reunião nesta segunda-feira para decidir se fica ou não na base política de apoio ao presidente Michel Temer (PMDB). Congressistas de todos os Estados vão se reunir para votar o futuro do partido. Neste domingo, o DC ouviu os quatro representantes da bancada catarinense em Brasília para saber a posição de cada um diante dos cenários que se desenham para os tucanos.

Leia também:
Acesse aqui as últimas notícias sobre o presidente Michel Temer

À reportagem, os dois deputados e dois senadores deram sinais claros de que pretendem continuar apoiando o projeto político de Temer, principalmente no que se refere à votação das reformas trabalhista e previdenciária. Líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer pretende ainda ouvir os colegas de bancada antes de definir sua posição. Mas, pessoalmente, ele se diz favorável em manter o apoio político ao presidente Michel, principalmente nas votações dos projetos de reformas em andamento no Congresso Nacional.

Em relação aos cargos, Bauer se diz indiferente:

— O PSDB avalizou todas as propostas que o presidente Temer apresentou quando assumiu interinamente para a recuperação da economia. Quando decidimos apoiar as propostas, assumimos o compromisso não só com o presidente, mas com o país. Disso não podemos nos afastar. Mas a questão de participar do governo em cargo é secundário. Não é a nossa prioridade. Não tenho cargos nomeados. Portanto, para mim não faz diferença.

O senador Dalirio Beber disse na noite desta domingo que está ouvindo os colegas do partido em Santa Catarina. Entre eles estão prefeitos tucanos e o presidente estadual da sigla, Marcos Vieira. Depois disso é que Beber deve ter uma posição. Segundo ele, há uma tendência dentro do partido de manter o apoio às reformas propostas por Temer, mas de afastamento da base política.

— Não é essencial estarmos no governo, mas é essencial mantermos o apoio às reformas. Temos de manter o compromisso com as reformas estruturantes, que foi exatamente em função disso que o PSDB participou do governo do presidente Michel Temer.

O deputado federal Marco Tebaldi ainda não tem posição definida, mas deixou clara sua inclinação em permanecer no governo. Para ele, o partido precisa definir o que vai fazer caso saia da base de apoio.

— Enquanto não tiver uma alternativa, um caminho, uma coisa para fazer, vamos sair para que? Para se juntar ao PT? Agora não é a hora de pensar no partido e na gente, tem que pensar no país. Temos que ter uma alternativa e aí tomar a decisão.

Para a deputada Geovânia de Sá, desembarcar do governo neste momento soa como covardia. Mesmo assim, ela diz que ainda está discutindo com as lideranças do partido:

—Quem está junto nos momentos bons precisa permanecer também dos ruins. Se for para desembarcar, que seja por completo. Ou seja, também no Congresso— disse a deputada por meio da assessoria de imprensa.

Leia também:
Absolvição de Temer no TSE tem pouco impacto sobre a economia
PSDB discute relação com governo Temer em reunião para decidir se mantém ou rompe aliança

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFilho é suspeito de matar pai após briga em bar em Chapecó  https://t.co/hgHvBsxQSo #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCom Palmirinha de jurada, avós de Brusque participam de quadro de talentos no Caldeirão do Huck https://t.co/iyggsTNn38 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros