Deputados estaduais de SC comentam condenação de Lula  - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Moacir Pereira12/07/2017 | 16h27Atualizada em 12/07/2017 | 21h38

Deputados estaduais de SC comentam condenação de Lula 

Deputados catarinenses fazem comentários na Alesc  

Deputados estaduais de SC comentam condenação de Lula  RICARDO TRIDA/DIÁRIO DO GDE ABC/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: RICARDO TRIDA / DIÁRIO DO GDE ABC/ESTADÃO CONTEÚDO

Na véspera do recesso parlamentar, envolvida com votações dos últimos projetos de origem governamental nas comissões técnicas, a Assembleia Legislativa praticamente ignorou a condenação do ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro.          

A única manifestação durante a sessão partiu da deputada Ana Paula Lima, que lamentou o conteúdo da sentença, defendeu o ex-presidente, disse que Lula é vítima da Rede Globo e que os adversários temem sua candidatura em 2018. Fez rápidos comparativos com a situação do senador Aécio Neves, presidente licenciado do PSDB.           

Na Comissão de Constituição e Justiça, as principais lideranças também falaram sobre a condenação de Lula. O deputado Miltom Hobus, líder do PSD, disse que a penalidade já era esperada, por entender que estão mais do que provados os crimes praticados pelo ex-presidente

O presidente do Diretório Estadual do PSD, deputado Gelson Merísio, afirmou no inicio da noite que via a condenação do ex-presidente Lula "com profunda tristeza, do ponto de vista político". - Juridicamente, não conheço o processo e não foi me manifestar - disse. Do ponto de vista político é uma tristeza ver um dos líderes nacionais em situação de condenação pela Justiça. Merisio prefere aguardar o julgamento de segundo grau para se posicionar.        

Destacou que Lula era o responsável pelo avanço da corrupção no Brasil, institucionalizada durante seus dois governos. E previu que o Brasil está sendo passado a limpo com esta condenação que considerou histórica.            

Já o líder do PT, deputado Dirceu Dresch, lamentou a sentença condenatória, alegando que ela se baseou apenas em delações e carecem de provas materiais concretas. Acusou o juiz Sérgio Moro de fazer parte de um esquema golpista das elites e de multinacionais americanas.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Leia também: 

Condenação de Lula repercute na imprensa internacional

Condenado no caso do triplex, Lula é réu em outros quatro processos; entenda

Lula é condenado a 9 anos e meio de prisão por triplex do Guarujá

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFOTOS: maior nevasca de SC completa 60 anos nesta quinta-feira https://t.co/hURza4WIlY #LeiaNoSantahá 6 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAniversário de Balneário Camboriú começa com homenagem na areia da Praia Central https://t.co/RYGSKR8Dd2 #LeiaNoSantahá 16 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros