Veja tudo o que você precisa saber sobre a condenação de Lula - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Em 7 tópicos12/07/2017 | 22h17Atualizada em 12/07/2017 | 22h24

Veja tudo o que você precisa saber sobre a condenação de Lula

Ex-presidente foi condenado nesta quarta-feira (12) a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Veja tudo o que você precisa saber sobre a condenação de Lula SÉRGIO CASTRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO CONTEÚDO
Zero Hora
Zero Hora

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado nesta quarta-feira (12) a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão, do juiz Sergio Moro, diz respeito ao recebimento de vantagens indevidas por meio de um apartamento triplex em Guarujá (SP).

Veja abaixo um resumo dos principais destaques do dia sobre o caso:

1 - Uma decisão que entra para a história

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

A decisão do juiz Sergio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, foi proferida às 13h52min56s de uma quarta-feira tumultuada no cenário político do país. No mesmo momento, deputados governistas e da oposição debatiam na Câmara a apresentação de denúncia criminal contra o presidente Michel Temer. Perto dali, numa sala do Senado, a futura procuradora-geral da República, Raquel Dodge, era sabatinada sobre o futuro da Lava-Jato. Deflagrada como uma prosaica investigação contra o tráfico de drogas no início de 2014, três anos e meio depois a operação chega a um patamar inédito na história da República. A condenação de Lula, a primeira de um ex-presidente, é concomitante à primeira vez que um mandatário da nação é denunciado no exercício do cargo.

2 - Perguntas e respostas

Condenado nesta quarta-feira (12) a nove anos e meio de reclusão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Sergio Moro, responsável pela sentença. Entenda por que Lula pode recorrer em liberdade e o que pode torná-lo inelegível.

3 - Na sentença, Moro elogia (e critica) Lula

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Ao mencionar, em um trecho da sentença, que testemunhas descrevem o presidente como "uma pessoa proba", o juiz Sergio Moro admitiu reconhecer o mérito de Lula pelo combate à corrupção em seu governo.

Ao longo da decisão, no entanto, o magistrado fez duras críticas ao ex-presidente e à atuação de sua defesa, a quem acusou de tentar intimidá-lo e de "faltar com a palavra"

4 - O caso triplex

Foto: Michel Filho / Agência O Globo

O processo que levou à condenação de Lula diz respeito ao recebimento de vantagens indevidas da empreiteira OAS, por meio de um apartamento triplex no balneário de Guarujá (SP). Relembre esse e os outros quatro processos em que o ex-presidente é reu.

5 - O longo caminho dos recursos

A partir da condenação em primeira instância, a defesa de Lula terá pela frente uma série de alternativas jurídicas para tentar reverter a sentença. Criminalistas consultados por ZH calculam que o processo pode se arrastar para além de 2018. Entenda quais recursos podem ser apresentados pela defesa de Lula e como isso pode arrastar o julgamento para além das eleições do ano que vem.

Independentemente dos recursos apresentados pela defesa de Lula, quem também deve recorrer da decisão de Sergio Moro são os próprios procuradores da Operação Lava-Jato. Integrantes do Ministério Público Federal (MPF) entendem que, devido à gravidade dos crimes praticados pelo ex-presidente, a pena imposta a ele deveria ser superior aos nove anos e meio determinados pelo juiz de primeira instância.

6 - Redes sociais afloram acirramento político...

Foto: Reprodução / Reprodução

A condenação de Lula acirrou ânimos e ampliou a polarização política nas redes sociais. Em apenas dez minutos, no fim da tarde, pelo menos 60 mil mensagens no Twitter tiveram como tema central a sentença do juiz federal Sergio Moro — a maioria expressando posições antagônicas e, em muitos casos, agressivas.

6 - ... e também a zueira

Foto: Reprodução

Como em qualquer assunto de grande repercussão, a condenação de Lula inspirou a produção de diversos memes. Confira a seleção de algumas das mais bem humoradas reações à decisão de Moro.

7 - As repercussões

Foto: Montagem sobre fotos de Alex Silva e Franklin de Freitas / Estadão Conteúdo

Após a decisão de Moro, diversas cidades do país registraram atos a favor e contrários à condenação de Lula. Em Porto Alegre, houve vigília no diretório municipal do PT em apoio ao ex-presidente, e buzinaço em comemoração no Parcão.

A condenação também repercutiu entre políticos, inclusive entre potenciais candidatos à Presidência da República em 2018 — Lula lidera as mais recente pesquisas de intenção de voto. Já os advogados do ex-presidente afirmaram que seu cliente foi vítima de um "julgamento político" e que a decisão de Sergio Moro "envergonha o Brasil".

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros