João Paulo Kleinubing deixa o PSD e retorna para o DEM - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Política09/08/2017 | 20h22Atualizada em 09/08/2017 | 20h22

João Paulo Kleinubing deixa o PSD e retorna para o DEM

Deputado federal e ex-prefeito de Blumenau pode ser candidato ao governo do Estado em 2018

João Paulo Kleinubing deixa o PSD e retorna para o DEM Artur Moser/Agencia RBS
Foto: Artur Moser / Agencia RBS

O deputado federal e ex-prefeito João Paulo Kleinubing vai sair do PSD e voltar para o DEM. A troca de partido ocorrerá na data definida pela reforma política em tramitação no Congresso Nacional, cujas propostas serão votadas até 7 de outubro. O deputado comunicou a mudança ao governador Raimundo Colombo (PSD) na segunda-feira, antes do embarque dele para a viagem oficial aos Estados Unidos.

Publicamente, JPK não fala sobre o assunto, assim como o presidente estadual do DEM, Paulo Gouvêa. A mudança embaralha o processo de sucessão estadual e produz forte impacto na política de Blumenau.

As tratativas para a transferência do deputado começaram há quase um ano, se tornaram públicas durante a última eleição para prefeito e ganharam força nos últimos meses. Provocado sobre o assunto, JPK desmentiu a informação em diversas ocasiões, classificando as notícias como boatos. Dessa vez, ele optou pelo silêncio.

O retorno ao DEM, partido pelo qual se elegeu prefeito de Blumenau em 2008, permitirá que o deputado avance na carreira política, participando da eleição majoritária do ano que vem. Nos bastidores, fala-se que JPK será o candidato a vice-governador numa chapa que terá o senador Paulo Bauer (PSDB) na cabeça e o deputado Esperidião Amin (PP) na disputa da vaga ao Senado. No PSD os caminhos do deputado estariam congestionados em todas as direções.

A confirmação de tais projeções afetará diretamente a participação do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) no processo sucessório, limitando as opções dele a uma vaga de candidato a deputado federal. Além disso, o ingresso de JPK no DEM mudará a correlação de forças no âmbito da coligação que elegeu o atual prefeito, com indicativo de que o partido receberá uma série de reforços na mesma ocasião. Até o momento pelo menos dois vereadores manifestaram a intenção de acompanhar o deputado, o que duplicaria a bancada do DEM na Câmara Municipal e repercutiria na sua participação no atual governo.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaAssociação emite nota de pesar sobre morte de agente penitenciário em Joinville https://t.co/simaJs1Kvg #LeiaNoSantahá 30 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPolícia Civil apreende 100 quilos de maconha na zona Sul de Joinville https://t.co/X3v0FBbRkU #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros