Clóvis Reis: Blumenau deve ter recorde de candidatos nas eleições de 2018 - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Política06/09/2017 | 08h50Atualizada em 06/09/2017 | 08h50

Clóvis Reis: Blumenau deve ter recorde de candidatos nas eleições de 2018

"Dos 29 partidos com atuação no município, a expressiva maioria anuncia interesse na disputa"

Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

Mantido o atual cenário político, Blumenau terá um número recorde de candidatos a deputado estadual e federal nas eleições do ano que vem. Dos 29 partidos com atuação no município, a expressiva maioria anuncia interesse na disputa. Na Câmara de Vereadores, apenas quatro dos 15 vereadores não lançaram a pré-candidatura, sendo que dois deles não concorrem porque o partido já tem deputado com prerrogativa de participação no processo sucessório. A rigor, só dois abriram mão do projeto por vontade própria. No fim das contas, Blumenau terá entre 10 e 15 candidatos à Assembleia Legislativa, dos quais pelo menos a metade enfrentará sérios desafios para o registro de uma votação minimamente razoável. A situação não é uma exclusividade local. Grandes centros como Florianópolis e Joinville protagonizam um quadro semelhante, resultado do cenário confuso que caracteriza a política nacional e que influencia a dinâmica eleitoral na paróquia.

....

O Patriotas marcou para 7 de outubro, exatamente um ano antes da próxima eleição, a assinatura da ficha de filiação do ex-vereador Ivan Naatz, pré-candidato a deputado estadual. A organização espera a participação do presidenciável Jair Bolsonaro.

...

A prorrogação de mandato no diretório do PSDB de Blumenau até maio de 2019 segue uma orientação da direção nacional do partido, assegura o presidente José Carlos Oechsler. Segundo ele, a decisão tem o respaldo de toda a executiva local, incluindo a bancada de vereadores. A convenção estadual está confirmada para novembro.

...

O deputado Ismael dos Santos (PSD) comemora a terceira fase do Programa Reviver. Após oito meses de mobilização, a Secretaria da Saúde aprovou a liberação de R$ 3 milhões para o financiamento de 780 vagas em 78 comunidades terapêuticas do Estado.

...

O senador Dalírio Beber (PSDB) continua com o pé na estrada. Ontem cumpriu agenda em Porto União e Canoinhas. Embora tenha direito à reeleição, o senador deve abrir mão da prerrogativa a fim de facilitar a negociação das alianças para a eleição ao governo do Estado. Amigos próximos defendem a candidatura de Dalírio a deputado estadual.

...

A Câmara Federal aprovou ontem projeto do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), permitindo que os bebês sejam registrados como naturais do município em que as mães moram. Atualmente, a lei prevê apenas o registro de onde ocorreu o parto.

– Dezenas de cidades catarinenses não têm maternidade. As crianças nascem no município vizinho e são registradas como se fossem de lá – justifica o deputado.

...

O ex-prefeito de Timbó, Laercio Schuster (PP), e o vereador Ito de Souza (PR) mantêm conversas frequentes sobre as eleições do ano que vem. Schuster será candidato a deputado estadual e Ito a deputado federal. Dependendo das circunstâncias, podem estar do mesmo lado do palanque.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMeninos aprendem crochê no intervalo das aulas em Itajaí https://t.co/g9PphQeRMR #LeiaNoSantahá 13 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMotociclista fica ferida em acidente na SC-421, em Blumenau https://t.co/whnfe7VS9j #LeiaNoSantahá 23 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros