Clóvis Reis: Provavelmente Napoleão disputará uma vaga para o Senado - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Opinião16/09/2017 | 08h00Atualizada em 16/09/2017 | 08h00

Clóvis Reis: Provavelmente Napoleão disputará uma vaga para o Senado

"Mudanças na gestão sinalizam qual deve ser o papel de Napoleão, Dalirio e Wanrowsky na eleição de 2018"

A minirreforma no primeiro escalão do governo é resultado de uma equação que diz respeito ao futuro do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), do senador Dalirio Beber (PSDB) e do secretário de Comunicação, Marco Wanrowsky (PSDB). As mudanças na gestão sinalizam um ano antes qual deve ser o papel deles na eleição de 2018. Muito provavelmente Napoleão disputará uma vaga para o Senado e Dalirio concorrerá à Assembleia Legislativa. Wanrowsky não será candidato no ano que vem, mas a ascensão à Chefia de Gabinete deixa abertas as possibilidades para a sucessão municipal, em 2020. O PSDB ainda não definiu quem será o candidato a deputado federal. Em princípio a vaga ficará com um dos vereadores (Alexandre Matias, Jens Mantau ou Sylvio Zimmermann).

O atual chefe de Gabinete, Jean Havenstein (PSDB), será deslocado para a assessoria parlamentar do senador Dalirio Beber (PSDB). Havenstein teve papel central na montagem do atual governo, coordenando a disputada ocupação de espaços nos cargos de confiança. A homenagem recebida durante a semana na Vila Itoupava, quando a prefeitura instalou a sede da administração no distrito, sinalizou a despedida pública do cargo. Possivelmente ele será o coordenador da campanha de Napoleão Bernardes (PSDB) ao Senado. Até o momento não há definição quanto ao futuro do presidente do Samae, Alexandro Fernandes (PSDB), outro assessor muito próximo de Napoleão. Permanecendo na gestão, se fortalece como interlocutor do PSDB no virtual governo do prefeito Mário Hildebrandt (PSB).

:: Leia mais notícias de Blumenau e região em santa.com.br

***

O vereador Ricardo Alba (PP) propõe uma audiência pública antes que a Câmara de Blumenau vote o projeto que regulamenta a prestação do serviço de transporte público pela plataforma Uber. Durante a semana ele recebeu no gabinete motoristas que trabalham no segmento e assegurou que não haverá deliberação da matéria antes de uma ampla discussão com a comunidade.

***

Com a ascensão do suplente Lenilso Silva (PT) à Câmara de Blumenau, a bandeira da diversidade e da tolerância terá dois interlocutores em plenário. Desde o começo da atual legislatura o vereador Bruno Cunha (PSB) anunciou compromisso com a causa.

***

De olho no apoio do PDT, a direção estadual do PMDB propõe que a prefeita de Bombinhas, Ana Paula Silva (PDT), a Paulinha, seja a candidata ao Senado pela chapa da coligação. O partido aposta no fator "novidade" para atração do eleitor.

***

Marcelo Fett, secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, que durante a semana fez palestra em Blumenau, deve ser o candidato do Novo para o Senado. O advogado é um entusiasta do tema empreendedorismo e trabalhou na equipe que trouxe a BMW para Santa Catarina. No TEDx Blumenau ele falou sobre o assunto.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaAcidente deixa quatro pessoas feridas na Rua Pedro Zimmermann em Blumenau https://t.co/WUSaL3oDRY #LeiaNoSantahá 30 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaBr-470 será interditada para detonação de rochas em Gaspar https://t.co/OUaHcZ7Te8 #LeiaNoSantahá 39 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros