PSDB celebra vitória no Oeste - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Moacir Pereira04/09/2017 | 09h44Atualizada em 04/09/2017 | 10h18

PSDB celebra vitória no Oeste

O comando estadual do partido comemoraram a eleição do candidato Vilmar Cavassini a prefeitura de Abelardo Luz

O comando estadual do PSDB comemorou neste domingo a noite a eleição do candidato Vilmar Cavassini (PSDB) a prefeitura de Abelardo Luz. Os tucanos conquistaram o quadragésimo município catarinense.  Tinham eleito 39 prefeitos nas eleições municipais de 2016.

Cavassini foi eleito em aliança com o PP, que terá Jorge Piccinin como novo vice-prefeito.  As eleições foram realizadas por decisão do TSE, que cassou o mandato do prefeito eleito no ano passado,  Nerci Santin, do PMDB. Ele teve cassado o registro da candidatura e perdeu o mandato.

Quatro candidatos disputaram a prefeitura de Abelardo Luz, município com 18 mil habitantes situado a norte de Chapecó, distante 80 km, na fronteira com o Paraná.  Além da coligação de oito partidos, liderada pelo PSDB e PP, concorreram também Celso Santin, irmão do prefeito cassado, pelo PMDB, em aliança de cinco siglas, mais Altair Lavrati, do PSol e Vlmar Baumgratz, da coligação PT, PCdoB e PRB.

O PSDB amplia sua presença no oeste catarinense.  Seu presidente, Marcos Vieira, que esteve quatro vezes em Abelardo Luz fazendo campanha,  informa que os tucanos administram hoje dois dos quatro maiores municípios: Caçador e Concordia. Os outros dois são Chapecó, com o PSB, e Videira, com o PSD.

O nome do município foi dado em homenagem ao advogado e ex-deputado Abelardo Venceslau Luz, filho do ex-governador Hercilio Luz.

Taió: 100 anos
Prefeito de Taió, Almir Remi Guski(PSDB), esteve em Florianópolis divulgando a Festa do Centenário da Cidade.  Na Assembleia Legislativa com a rainha da Festa, Gabriela Muniz,  princesas Alice Bazan e Tamara Andrade, divulgou a programação artística, cívica e cultural. Começa dia 7 de setembro e termina no dia 17, com destaque para as expressões culturais da colonização italiana e alemã.

A Demissão
Do ex-Diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Carlos Schoeler, em carta ao corpo clínico:  "Está proibido falar a verdade ou tomar qualquer atitude que vise preservar a vida de nossos pacientes ou preservar o nome do HIJG. Talvez a vontade seja de que voltemos a alguns anos atrás onde éramos manchetes diárias das páginas policiais. Quem não lembra? Hoje nossa realidade é completamente diferente de todos os outros hospitais públicos: ninguém referencia nenhum hospital público no Estado como referência. Exceto o HIJG. E isto incomoda. E por isto me tiraram."

É crítica
A situação da saúde no oeste de Santa Catarina é tão dramática quanto a situação médico-hospitalar da Grande Florianópolis. É o que denunciou a deputada Luciane Carminatti (PT) na Assembleia.

- Só no oeste há 15 mil pacientes nas filas, alguns esperando há três anos. O Estado só paga a cirurgia de um a cada 10 pacientes.  Quer dizer, escolhe quem irá viver e quem irá morrer- afirmou.        

Liquidação
Secretário Nelson Serpa comunicou ao presidente Miguel Ximenes que Ricardo Moritz foi nomeado liquidante da Companhia do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc). A estatal foi extinta por recente decisão da Assembleia.  Integrarão o conselho fiscal Sérgio Carlos Boabaid, Sebastião de Cerqueira e Jorge Camargo.  O mesmo grupo fará a liquidação da Bescor.

Reanimação
Novo presidente estadual do PT, deputado Décio Lima, continua realizando eventos de motivação do partido em várias regiões, de olho nas eleições de 2018.  Coordenou reuniões micro regionais em Lages, Rio do Sul e Blumenau. Participou de evento em Chapecó e falou no Fórum Institucional da Grande Florianópolis.

Madeira
Começa nesta segunda e vai até quarta-feira no Centro de Eventos da Fiesc, o 3º. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira.  Constará de palestras de vários especialistas. Santa Catarina é o maior exportador de móveis de madeira do Brasil.  Produtores, exportadores, dirigentes portuários e pesquisadores terão um painel especial no FlorestaSC nesta terça-feira.

Curtas

*O prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSDB) lançou a candidatura do senador Paulo Bauer ao governo do Estado durante encontro com lideranças do Alto Vale.

*Presidente do PMDB, Mauro Mariani, fez um apelo em Lages ao deputado Fernando Coruja para que não abandone a vida pública e concorra a uma cadeira na Câmara Federal pelo PMDB.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Artista Rodrigo de Haro recupera-se no Hospital de Caridade, em Florianópolis

Empréstimo de US$ 345 milhões para Celesc irá para obras de ampliação 

Dom Murilo Krieger recebe título de cidadão honorário da Bahia

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaAcidente deixa quatro pessoas feridas na Rua Pedro Zimmermann em Blumenau https://t.co/WUSaL3oDRY #LeiaNoSantahá 30 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaBr-470 será interditada para detonação de rochas em Gaspar https://t.co/OUaHcZ7Te8 #LeiaNoSantahá 39 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros