Clóvis Reis: Tucanos de Blumenau defendem candidatura de Napoleão Bernardes ao governo em convenção do PSDB - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Política25/10/2017 | 16h22Atualizada em 25/10/2017 | 16h22

Clóvis Reis: Tucanos de Blumenau defendem candidatura de Napoleão Bernardes ao governo em convenção do PSDB

Confira a coluna desta quarta-feira


O PSDB de Blumenau prepara uma caravana para a convenção estadual que o partido realiza no próximo dia 11, em Florianópolis. O objetivo é a defesa da candidatura do prefeito Napoleão Bernardes a governador na eleição do ano que vem. A recente reunião do diretório municipal serviu como termômetro da mobilização. Comissionados da prefeitura, filiados históricos e toda a estrutura partidária discutiram os encaminhamentos para o processo sucessório. A linha de raciocínio é a seguinte: em 2012 poucos acreditavam que Napoleão chegasse ao segundo turno e ele venceu a disputa para a prefeitura. Em 2016 as previsões indicavam dificuldade na reeleição e o prefeito teve um desempenho consagrador. Hoje as perspectivas são semelhantes. O nome de Napoleão não aparece nas pesquisas estimuladas, mas ele segue em campanha com a motivação de sempre. Quanto pior parece o cenário, mais confiança demonstra na viabilidade do projeto. Seus interlocutores próximos esperam que o retrospecto eleitoral e o respaldo regional sensibilizem a direção do partido.

***

O vereador Marcelo Lanzarin estaria de malas prontas para uma saída do PMDB. A gota d´água seria o resultado da recente convenção do partido, que escancarou o racha do diretório. A eleição de Daniel Hostin por três votos a mais que Dalto dos Reis dá uma ideia da divisão interna. Independentemente do resultado, o empresário Ericson Luef se mantém como interlocutor do PMDB junto à prefeitura.

***

A associação empresarial não se convenceu com as explicações que a prefeitura deu para as alterações no Código Tributário, que aumentaram as alíquotas do ISS para a construção civil e os cartórios. Os empresários se queixam que não participaram das discussões sobre o reenquadramento.

***

Para o deputado Décio Lima (PT), o resultado das sondagens realizadas até o momento indica a viabilidade de um "projeto popular" nas eleições para o governo do Estado. Embora se especule sobre a participação do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e do deputado João Paulo Kleinubing (PSD) no processo sucessório, o petista é o único pré-candidato local que aparece nas consultas estimuladas.

***

O PV de Blumenau terá candidato a deputado estadual no ano que vem. Segundo o presidente Juliano Gonçalves, o objetivo é preparar o partido para a eleição de 2020 à prefeitura.

***

O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) integrou a lista dos parlamentares agraciados com o prêmio Congresso em Foco. Entre os projetos de Peninha inclui-se um que revoga o Estatuto do Desarmamento.


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlog do Pancho: Usuários do Quero-Quero aguardam aprovação da sinalização noturna do aeroporto https://t.co/xFaFqHNw36há 10 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCaminhão carregando retroescavadeira atinge pedestre na BR-470 no Vale https://t.co/3MMdwXUZnu #LeiaNoSantahá 29 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca