Clóvis Reis: 'Tenho sido estimulado a esta reflexão', diz Napoleão sobre candidatura a governador - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Entrevista04/11/2017 | 11h35Atualizada em 04/11/2017 | 11h35

Clóvis Reis: 'Tenho sido estimulado a esta reflexão', diz Napoleão sobre candidatura a governador

Colunista destaca mobilização do PSDB de Blumenau a uma semana da convenção estadual dos tucanos que vai discutir nomes para concorrer ao governo do Estado em 2018

A uma semana da convenção estadual, o PSDB de Blumenau prepara a participação de uma caravana no encontro que deflagra o debate interno sobre a candidatura a governador em 2018. A mobilização não deixa dúvidas de que o nome do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) será colocado à disposição do partido, como alternativa à candidatura do senador Paulo Bauer (PSDB). Os interlocutores do prefeito esperam que o apoio da base, articulado a partir da agenda pelo interior do Estado, reverta a aparente simpatia do diretório pelo nome do senador.

Com a cautela habitual, Napoleão admite que considera a hipótese de participar da disputa.

– Tenho sido estimulado a esta reflexão – diz ele.

Confirmando-se a candidatura, o prefeito afirma que a prioridade seria a reorganização administrativa do Estado, para o que aproveitaria experiências bem sucedidas da gestão local.

Qual será o papel do PSDB na eleição estadual?
Não há nenhuma dúvida de que o PSDB terá papel de protagonismo nas eleições de 2018, liderando candidaturas à presidência da República e ao governo do Estado, até por respeito ao tamanho e à importância do partido no contexto brasileiro e, em particular, de Santa Catarina.

Quais são as prioridades para o próximo governador?
Prioridade das prioridades é a ênfase absoluta em gestão, reorganização do Estado, inovação administrativa, governança participativa, uma nova agenda de desenvolvimento econômico, abertura às parcerias e governo eletrônico para ampliar a capacidade de investimento nas áreas que são estratégicas para a população, como segurança, saúde, educação e infraestrutura.

O senhor será candidato a governador?
Não há como negar que tenho sido estimulado a esta reflexão por lideranças representativas de Blumenau, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Mas também sou construtor da unidade partidária. Meu propósito é trabalhar pela união do PSDB para que as candidaturas à presidência e ao governo do Estado contemplem compromissos efetivos e claros com a agenda de desenvolvimento de Blumenau e da nossa região.

Quais experiências administrativas o senhor levaria de Blumenau para o governo do Estado?
Muitos cases da nossa gestão têm sido referência para administrações de vários partidos em Santa Catarina e no Brasil, e com certeza deverão ser levados ao Estado pela candidatura do PSDB. Praça do Empreendedor, programa de transparência, Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico com governança conjunta com a sociedade civil, alavancagem do turismo, o próprio CIAD (Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição) que organizou a logística das secretarias-fim, o Blumenau Conecta e o paradesporto são apenas alguns exemplos de iniciativas premiadas nacionalmente e potencialmente replicáveis em nível estadual.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaAdolescente é apreendido com quatro quilos de maconha em terminal de ônibus de  Blumenau https://t.co/Ummd7eCJnm #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaInscrições para a seleção do Colégio Militar de Blumenau iniciam nesta segunda-feira https://t.co/NJPaHNUYZh #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca