Clóvis Reis: Tucanos devolvem protagonismo político a Blumenau - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Política15/11/2017 | 09h59Atualizada em 15/11/2017 | 09h59

Clóvis Reis: Tucanos devolvem protagonismo político a Blumenau

Confira a coluna desta quarta-feira

Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

Blumenau fez barba, cabelo e bigode na convenção estadual do PSDB. A representação local emplacou seis nomes na composição do novo diretório: Napoleão Bernardes (vice-presidente), Dalírio Beber, Marco Wanrowsky, Jens Mantau, Leandro Índio da Silva e Erivaldo Nunes Caetano Filho. Além disso, elegeu João Paulo Taumaturgo presidente do segmento jovem, Bianca Capeloto para a executiva do PSDB Mulher e Sylvio Zimmermann para a executiva da associação de vereadores. O balanço é positivo e terá impacto na definição do candidato ao governo do Estado, vaga para a qual Napoleão Bernardes entrou na disputa. O movimento tucano devolve a Blumenau um protagonismo político como há muito não se via. A eleição de Taumaturgo confirma o seu potencial como nova liderança no PSDB local. Ele andava descontente com o espaço no partido, mas a vitória realinhou as expectativas.

***

Os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização recentemente divulgados indicam que a educação de Blumenau piorou nos anos iniciais do ensino fundamental. Cresceu o número de estudantes com pontuação mais baixa em leitura, escrita e matemática. Em compensação, diminuiu a proporção de alunos com nota mais alta. Profissionais da rede municipal creditam o resultado à suspensão de programas de acompanhamento da alfabetização que vigoraram até 2015, incluindo a extinção do prêmio professor alfabetizador. Os dados dão o que falar num ano em que a prefeitura anunciou o fechamento de quatro unidades de ensino.

***

O senador Dalírio Beber (PSDB) estuda a apresentação de projeto de lei que flexibiliza o horário de atendimento nas unidades de pronto-atendimento (UPA). A obrigação de funcionamento por 24 horas ininterruptas está inviabilizando a abertura de novas unidades devido às despesas de custeio. Os recursos saem em grande parte do orçamento das prefeituras.
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaAdolescente é apreendido com quatro quilos de maconha em terminal de ônibus de  Blumenau https://t.co/Ummd7eCJnm #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaInscrições para a seleção do Colégio Militar de Blumenau iniciam nesta segunda-feira https://t.co/NJPaHNUYZh #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca