Carolina Bahia: reforma da Previdência virou constrangimento - Política e Economia - Santa

Versão mobile

 

Política16/12/2017 | 04h00Atualizada em 16/12/2017 | 04h00

Carolina Bahia: reforma da Previdência virou constrangimento

Nem os aliados mais fieis ao governo estão gostando da história de desfigurar o pouco que sobrou da reforma

Carolina Bahia: reforma da Previdência virou constrangimento Eduardo Ramos/Especial
Foto: Eduardo Ramos / Especial

Nem os aliados mais fieis ao governo estão gostando da história de desfigurar o pouco que sobrou da reforma da Previdência, só para conseguir votar alguma coisa no início do próximo ano. Defensor da proposta desde que o primeiro projeto foi apresentado, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) não considera uma boa ideia sucumbir à pressão das corporações, assegurando privilégios a servidores públicos, como melhores condições para garantir paridade e integralidade. Afinal, deputados que colocaram em risco a própria imagem defendendo o governo neste debate impopular compraram o discurso do governo e espalharam por aí que a ideia era acabar com os privilégios. Sobrará o que da tal reforma? Será que o trabalhador do Regime Geral vai pagar mais uma vez o pato sozinho? Quem não manipula os números sabe que proporcionalmente o principal rombo da Previdência está no setor público, incluindo a situação dos Estados.

Votar um arremedo de reforma da Previdência não vai resolver o problema da política econômica e só vai contribuir para esvaziar a importância do assunto na campanha eleitoral. O próprio presidente Michel Temer, em discurso na posse do novo ministro Carlos Marun, reconheceu que a votação foi adiada para não "constranger os deputados". Nos bastidores, emissários do governo dispararam telefonemas a representantes de setor empresarial, pedindo para que a mobilização continue. Mas em fevereiro, logo após o Carnaval, a dificuldade política continuará a mesma. Os deputados estarão ainda com menos apetite para encarar assuntos polêmicos. Fardado para concorrer às eleições de 2018, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) deu sinais de que pode sucumbir ao lobby do Judiciário. Mas se é para votar uma reforma de araque, o melhor é assumir que perdeu a briga e deixar o assunto para 2019.

SAÚDE 

O presidente Michel Temer fez questão de dizer nas redes sociais que estava voltando ao trabalho com toda a disposição. Depois de passar por uma cirurgia para desobstrução da uretra, ele precisará utilizar sonda por três semanas. A interlocutores mais próximos, chegou a reclamar:

— Incomoda um pouco, mas me acostumo.

FRASE

COLETIVA DA LAVA JATO EM CURITIBAPR - LAVA JATO/24ª FASE/CURITIBA - POLÍTICA - Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador da República, durante coletiva   de imprensa sobre a 24ª fase da Operação Lava Jato, na Superintendência da   PF em Curitiba (PR), nesta sexta-feira. Essa fase da operação foi batizada   de Aletheia. O ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de   mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o   investigado é levado para depor).      04/03/2016 - Foto: HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDOEditoria: POLÍTICALocal: CURITIBAIndexador: HEULER ANDREYFonte: DiaEsportivoFotógrafo: DIA ESPORTIVO
Foto: HEULER ANDREY / DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

"Ivo Cassol livra-se de ter que dormir na cadeia. Somente agora o STF está terminando um julgamento sobre fatos de 1998. Ou seja, de quase 20 anos atrás. Este é o retrato do (não)funcionamento da (in)justiça brasileira quando o réu é uma pessoa poderosa."

Do procurador da Força-Tarefa da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, sobre a decisão do Supremo que reduziu a pena do senador em ação por fraude em licitações de obras em Rolim de Moura (RO), quando era prefeito da cidade. 

Leia outras colunas de Carolina Bahia:

Derrota política na tentativa de votar a reforma

Jucá foi sincero ao anunciar votação para fevereiro

A sangria está devidamente estancada 

Foto: Arte DC / Arte DC


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaTransporte coletivo de Timbó terá novas rotas e horários a partir de segunda-feira https://t.co/M9lboFRicn #LeiaNoSantahá 25 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDia D da vacinação contra a poliomielite e o sarampo em Blumenau é neste sábado https://t.co/y9qwnpsPJg #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca