PSDB-SC: a terceira força nacional - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Moacir Pereira08/12/2017 | 04h00Atualizada em 08/12/2017 | 04h00

PSDB-SC: a terceira força nacional

Colégio eleitoral catarinense é o terceiro maior dentro do partido tucano

PSDB-SC: a terceira força nacional Moacir Pereira/Moacir Pereira
Foto: Moacir Pereira / Moacir Pereira

O PSDB de Santa Catarina participa hoje e amanhã da convenção nacional em Brasília como o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, disposto a exigir posição destacada na nova executiva nacional. A delegação catarinense contará com 38 convencionais, liderados pelo presidente Marcos Vieira e pelos senadores Paulo Bauer e Dalírio Beber.

A expressão eleitoral do Estado será um dos argumentos para pleitear a vice-presidência nacional. Em termos de organização e número de diretórios municipais, os tucanos catarinenses só perdem para São Paulo e Minas Gerais. Estão na frente da Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. A unidade partidária, evidenciada nos últimos eventos e tornada mais fortalecida na festiva convenção estadual realizada em novembro, também será apresentado como outro diferenciado.

Um relatório elaborado pela direção estadual indica também que nenhum outro Estado deu tantas vitórias aos candidatos do PSDB à Presidência da República como Santa Catarina. Em 1989, por exemplo, o eleitorado de Florianópolis deu a segunda maior vitória a  Mário Covas na disputa presidencial, perdendo apenas para Santos, a terra do candidato.

Nas eleições presidenciais seguintes, Fernando Henrique Cardoso (duas2 vezes), José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves registraram vitórias expressivas, à exceção do segundo turno disputado por Serra.

O PSDB é, além disso, de acordo com o mapa da direção regional, o segundo partido com maior presença. Está organizado em 294 municípios. Falta apenas Caibi. O primeiro é o PMDB, presente em todos.

Entre os 25 maiores municípios, o PSDB lidera com vitórias em sete, seguido do PMDB e PSD com seis, PP e PSB com três municípios. O PSDB catarinense foi o primeiro a lançar a candidatura de Geraldo Alckmin, o presidente a ser aclamado na convenção de Brasilia. 

Mérito

Os engenheiros Valdir Colatto (PMDB) e José Milton Scheffer (PP) foram agraciados com a Medalha do Mérito Catarinense pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. O deputado Zé Milton foi indicado pelo Seagro. Colatto teve indicação da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste e foi representado por Tiago Simon.
Foto: Divulgação / Divulgação

Os engenheiros Valdir Colatto (PMDB) e José Milton Scheffer (PP) foram agraciados com a Medalha do Mérito Catarinense pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. O deputado Zé Milton foi indicado pelo Seagro. Colatto teve indicação da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste e foi representado por Tiago Simon.

Nova liminar
O juiz Laudenir Petroncini, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu liminar na ação impetrada pelo Tribunal de Justiça, por meio do advogado Márcio Vicari, suspendendo a posse do advogado Alex Santore no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça. É a segunda vez que o magistrado toma a decisão, em ações diferentes. A primeira foi no julgamento de uma ação popular.

Investigação
Conselho estadual da OAB catarinense decidiu acompanhar as investigações sobre a prisão e morte do reitor Luiz Carlos Cancellier, no que se relaciona a abuso de autoridade ou atos ilegais. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados, por seu presidente Carlos Lamachia, também decidiu averiguar afrontas as prerrogativas dos advogados e dos direitos dos cidadãos.

Curtas
* Federação da Agricultura promove hoje, no Golden Hotel, o Seminário Estadual de Líderes Rurais. O presidente Zezo Pedroso fará relato sobre os 10 anos do Programa Empreendedor Rural.
* Programa cultural será apresentado amanhã, das 9h às 18h, no jardim do Museu de Arte de Joinville. Terá música, pinturas, poesias e contação de histórias.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Ministro dá prazo de 48h para decidir sobre pedido de julgamento de João Rodrigues

Em viagem sigilosa, Colombo pediu ajuda financeira a Temer

Empresário diz que governo pode perder delegação do Porto de São Francisco 





Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú https://t.co/vKSN8Tr4RH #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDagmara Spautz: Cão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú https://t.co/jxmboyGlTw #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca