Termo de cooperação quer ampliar o voto digital - Política e Economia - Santa

Versão mobile

 

Moacir Pereira19/12/2017 | 06h00Atualizada em 19/12/2017 | 06h00

Termo de cooperação quer ampliar o voto digital

Acordo envolve o TSE, o governo do Estado e o TRE-SC

Termo de cooperação quer ampliar o voto digital Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Termo de cooperação e reciprocidade de dados para a ampliação do voto digital, por meio da biometria em Santa Catarina, foi firmado entre o  TSE, o governo do Estado e o TRE-SC. A Justiça Eleitoral passará a contar com informações sobre identificação pessoal e carteira de habilitação. Firmaram o acordo o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o presidente do TRE, desembargador Monteiro Rocha, e o secretário Acélio Casagrande.

Protestos

O ato comemorativo dos 57 anos de fundação da Universidade Federal de Santa Catarina foi marcado pelo descerramento do retrato do falecido reitor Luiz Carlos Cancellier e pela apresentação da Orquestra e Madrigal da UFSC. O quadro de Cancellier foi pintado pela artista Ellenice Aparecida Silveira, que se associou às homenagens e nada cobrou pela obra.  Protestos com cartazes e fotos pediam responsabilização da delegada Erika Marena, juíza Janaina Cassol, procurador André Bertol, corregedor Rodolfo Hickel do Prado e Orlando Vieira de Castro Junior, da CGU.

SC no TST

O desembargador Alexandre Ramos, do TRT de Santa Catarina, lidera lista tríplice eleita pelo TST para nomeação do novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Ramos recebeu 25 votos, contra 15 dados aos desembargadores Samuel Hugo Lima, de Campinas (SP), e Sérgio Torres Teixeira, de Pernambuco. Com apenas 49 anos, Alexandre Ramos iniciou como juiz do Trabalho em 1993,passando por várias comarcas do Estado. Tem mestrado e doutorado em Direito pela UFSC.

Samu

A empresa paranaense OZZ Saúde assumirá amanhã a gestão dos serviços mantidos pelo Samu em Santa Catarina. Está atendendo na Secretaria de Segurança e esta semana montará uma sede operacional na Capital. Seu diretor executivo, Eduardo Zardo, esteve em Florianópolis tomando as últimas providências. Confirmou que a OZZ Saúde atende o Samu em 43 municípios do Paraná desde 2012.

Indicações

André Bazzo, atual secretário adjunto da Saúde, foi indicado para o cargo de diretor adjunto da Anvisa pelo deputado federal Cesar Souza (PSD). Já teve o nome aprovado, mas tem até janeiro para decidir. Aguarda para hoje a indicação para a direção de uma sociedade de propósitos específicos da Eletrosul. Teve o nome encaminhado ao presidente Michel Temer pelo deputado federal João Rodrigues.

******

Entrevista: "Renunciando Colombo, o PSD desembarcará do governo". Gelson Merisio, presidente do PSD

Gelson Merisio, deputado estadual, psd, xanxerê
Gelson Merisio, presidente do PSDFoto: Arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

Com a pré-candidatura oxigenada no encontro de lideranças políticas em Campo Alegre, no Planalto Norte, neste fim de semana, o presidente do PSD, Gelson Merisio, avança no projeto de candidatura ao governo do Estado e reafirma posição contra o PMDB nas eleições de 2018.

O que muda no PSD com a decisão do governador Raimundo Colombo de iniciar a transição em janeiro de 2018?
O que eu ouvi do governador é que em fevereiro iniciaria uma transição para quem vai passar o governo em abril. A informação que temos do governador é que ele só deixará o governo em abril, no prazo final para disputar eleição ao Senado.

Então, o  vice-governador não assume em fevereiro?
De forma alguma. A informação que tenho do governador é que ficará até abril. Não existem dois governadores. Existe apenas um, eleito e empossado, que vai exercer o mandato em sua plenitude enquanto lá estiver. A transição em fevereiro parece normal e civilizada.

Com a posse de Eduardo Moreira, os comissionados do PSD estarão ameaçados?
Não vai ser necessário porque o PSD vai desembarcar do governo junto com Raimundo Colombo. Até em respeito à postulação legítima do PMDB de ter seu candidato. Como fizemos em 2010, quando deixamos o governo em abril para que o então governador Pavan construísse seu projeto. Não seria legítimo participarmos de um governo em período eleitoral, sendo adversários até outubro.

O PMDB será, então, o maior adversário do PSD?
Será o grande adversário, não porque tenhamos qualquer diferença pessoal. Entendemos que o tempo de nossa aliança já se exauriu. Precisamos oxigenar o processo. Temos muitas divergências. Eu, por exemplo, sou contra a permanência das secretarias regionais. O PMDB tem isso como uma bandeira. É incompatível os dois discursos no mesmo palanque. Vamos construir uma nova aliança tendo o PP e o PSDB como aliados.

Como estão as conversações com o PSDB?
Estamos sempre com as portas abertas para construirmos pontes. Respeitamos a candidatura vigorosa do senador Paulo Bauer, mas temos pontes em construção. Queremos estar juntos em 2018.

O governador trabalha por uma aliança do PSD com o PMDB.
Eu não vejo dessa forma. Ele admite a possibilidade. Com absoluta segurança ele vai se submeter à vontade majoritária do partido. Nas eleições municipais, o PSD disputou as eleições em 172 municípios. Em 165 o PMDB era o adversário. O compreenderá esta posição das bases e estará conosco em uma nova aliança.

O que o senhor priorizará se for candidato ao governo?
Prioridade absoluta à segurança pública, mostrando como vai ser feita e de onde virão os recursos. O Estado esta em momento muito crítico. O nosso momento é de decisão. Ou a sociedade como um todo toma consciência de que devemos enfrentar a violência ou perderemos o controle, como ocorreu no Rio de Janeiro e está para acontecer no Rio Grande do Sul. Temos a condição de reverter a situação.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira 

PSD realiza encontro regional em Campo Alegre

Governo contrata nova organização social para SAMU e estuda rescisão com SPDM 

Tribunal de Contas proíbe governo de usar recursos do porto de São Francisco











 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlumenauense conquista ouro e fica em 22º lugar no país na Olimpíada Brasileira de Matemática   https://t.co/ipPKmD1Jwkhá 4 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAluno de Pomerode acumula medalhas em olimpíadas de Matemática e Astronomia  https://t.co/XSa1PQF2dNhá 4 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca