Lula chega a Porto Alegre para ato na véspera do julgamento - Política e Economia - Santa

Versão mobile

 

Segunda instância23/01/2018 | 18h57Atualizada em 23/01/2018 | 18h58

Lula chega a Porto Alegre para ato na véspera do julgamento

Ex-presidente recorreu de condenação em primeira instância por lavagem de dinheiro

Lula chega a Porto Alegre para ato na véspera do julgamento Marco Favero/Diário Catarinense
Foto: Marco Favero / Diário Catarinense
GaúchaZH
GaúchaZH

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no final da tarde desta terça-feira em Porto Alegre, onde participará de um ato público na Esquina Democrática. Ele discursará em cima de um caminhão por volta das 19h. Na quarta-feira, o Tribunal Regional da 4ª Região irá julgar o recurso do ex-presidente à condenação em primeira instância por lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Julgamento de Lula

Condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva terá sua apelação julgada pelo TRF4, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (24). A condenação é referente à denúncia na 13ª Vara Federal de Curitiba por supostamente ter recebido propina da construtora OAS em troca de favorecimentos à empreiteira em contratos na Petrobras. O suborno, no total de R$ 3,7 milhões, teria sido pago com a aquisição e reforma de um triplex no Guarujá (SP) e com o custeio do armazenamento de seu acervo presidencial.

Os advogados pedem a absolvição do petista, alegando que a condução do processo por Moro foi "parcial e facciosa". Já o MPF recorreu da decisão de Moro por entender que o ex-presidente deve ser punido por três atos de corrupção em concurso material — instrumento jurídico pelo qual as penas são somadas —, e não apenas por um crime de corrupção e um de lavagem de dinheiro como entendeu o juiz na sentença. 

O ex-presidente será julgado pela 8ª Turma do TRF4, formada pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, relator do processo, Leandro Paulsen, presidente da Turma e revisor, e Victor Luiz dos Santos Laus. Estão previstas manifestações favoráveis e contrárias ao ex-presidente em Porto Alegre, e foi montado um esquema de segurança especial. Seja qual for o resultado do julgamento — condenação ou absolvição —, o processo não se encerra nesta quarta-feira, já que cabem recursos ao próprio TRF4.

Como acompanhar o julgamento de Lula no TRF4, em Porto Alegre

Tour 360°

Arraste a imagem para explorar todos os ângulos e clique nas setas para navegar pelos diferentes ambientes. Se estiver usando um celular ou tablet, clique aqui para ter uma melhor experiência.

Está com problemas para visualizar? Clique aqui.



 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaJovem morre após colisão em árvore na BR-470, em Trombudo Central, no Vale do Itajaí https://t.co/5tn8POfN57 #LeiaNoSantahá 1 diaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaÀs 18h, os brinquedos da Planetapeia vão percorrer os setor do Parque Vila Germânica. Às 19h será a vez de atrações… https://t.co/hdgiMphZqbhá 9 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca