Programa oferece 350 vagas gratuitas em curso de formação profissional em Blumenau - Política e Economia - Santa

Versão mobile

 

Entra2109/02/2018 | 07h00Atualizada em 09/02/2018 | 07h00

Programa oferece 350 vagas gratuitas em curso de formação profissional em Blumenau

Iniciativa da área de tecnologia da informação é desenvolvida desde 2016 e já formou 3,3 mil pessoas

Programa oferece 350 vagas gratuitas em curso de formação profissional em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Em um mercado em crescimento e que tem mais de mil empresas registradas em Blumenau, que movimentam a economia com cerca de 12 mil empregos e a maior arrecadação de ISS no município, o setor de tecnologia da informação é porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho. Nesse cenário, o programa Entra21 é um dos principais formadores de mão de obra da região, com média de 300 alunos por ano e um índice de empregabilidade que garante oportunidades para 65% dos alunos em até três meses após o fim dos estudos, segundo a coordenação.

Totalmente gratuito e com a fama de gerar boas oportunidades de carreira, o Entra21 abre o caminho para jovens como Izabelly Mastella, 20 anos, que foi uma das formandas da turma do curso de help desk do ano passado. As aulas terminaram no início de novembro e menos de um mês depois ela já havia assinado o primeiro contrato de estágio, que hoje a ajuda a pagar a faculdade de Nutrição, embora a área de tecnologia já esteja ganhando o seu apreço:

– Eu me surpreendi bastante com o curso, foi uma área totalmente diferente do que eu imaginava. Agora estou terminando a faculdade e já cogito começar outro curso na área de TI para crescer na empresa. Vi aqui em Blumenau um mercado amplo e com muitas oportunidades, que me garantiu um primeiro emprego – conta a jovem natural de Belém (PA) e que se mudou para Blumenau em fevereiro do ano passado com a família.

 Entre as novidades estão aulas de idiomas
Com inscrições abertas e início previsto para as aulas no começo de abril, o Entra21 irá selecionar cerca de 350 alunos para as turmas de 2018. Serão cursos de programação (C#.Net, PHP, Android e Delphi), suporte, Windows Server, design gráfico e produção audiovisual – todos com algum foco no que é feito pelas empresas da região, garantindo mão de obra qualificada para o setor de TI na cidade. Também atendendo a pedidos das empresas, o Blusoft – responsável pelo Entra21 – vai incluir na grade de 50% dos alunos cursos de inglês ou alemão.

– Foi quase que uma exigência das empresas da cidade, que atendem clientes do exterior e precisam de profissionais que dominem outras línguas. Será um curso intensivo de idiomas que deve enriquecer o programa dos alunos – destaca o coordenador do programa, Sérgio Tomio.

Além dos idiomas, os cursos de 2018 terão pela primeira vez aulas de empreendedorismo e inovação, para incentivar ainda mais o crescimento do setor que tem mostrado vocação para novos talentos na cidade. Totalmente gratuito, os cursos do Entra21 têm duração de no máximo seis meses e fornecem materiais didáticos e auxílio transporte aos alunos. Para participar é preciso ter entre 16 e 29 anos e morar em Blumenau ou nas cidades vizinhas, além de já ter concluído ou estar cursando o ensino médio. O programa é desenvolvido pelo Blusoft e financiado pela prefeitura de Blumenau, governo do Estado e empresas do Vale do Itajaí. Inscrições e mais informações pelo site blusoft.org.br.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaRestaurante contrata cozinheiros para a Oktoberfest com salário de R$ 2 mil https://t.co/Cu3ER6j1Sa #LeiaNoSantahá 18 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCorrida altera trânsito no entorno do Ginásio Galegão neste domingo https://t.co/XCD7bRBpVq #LeiaNoSantahá 20 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca