Em áudio, prefeito de Gaspar cobra servidores por comentários positivos em proposta nas redes sociais - Política e Economia - Santa

Versão mobile

 

Política29/08/2018 | 16h55Atualizada em 29/08/2018 | 22h13

Em áudio, prefeito de Gaspar cobra servidores por comentários positivos em proposta nas redes sociais

Mensagem foi enviada em um grupo de ocupantes de cargos comissionados e faz referência a uma proposta de alteração do pagamento do vale-alimentação

Em áudio, prefeito de Gaspar cobra servidores por comentários positivos em proposta nas redes sociais Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Uma mensagem enviada pelo prefeito de Gaspar, Kléber Wan-Dall (MDB), em um grupo do WhatsApp tem repercutido no município. Em áudio, o chefe do Executivo da cidade cobra servidores para que eles curtam e compartilhem, com mensagens positivas, um vídeo publicado na página dele nas redes sociais e que trata sobre a mudança no método de pagamento do vale-alimentação aos trabalhadores do município. Wan-Dall diz que quer compartilhamentos e comentários, caso contrário “irá tomar providências”. 

"Pessoal, prestem atenção. Se até meia-noite não tiver compartilhamento de cada um dos senhores e das senhoras desse vídeo, e comentários defendendo, positivo, na postagem, amanhã eu vou tomar providências. Certo? Compartilhem, liguem, falem um com o outro aí. Resolvam esse negócio. Quero compartilhado por cada um dos senhores. Amanhã vou tomar nota aqui com o pessoal da comunicação. Certo? E fiquem atentos para responder aos comentários que for. Tem que cumprimentar e parabenizar a decisão do governo, que vai atender a uma reivindicação do servidor, vai continuar pagando os R$ 430 em dinheiro e ao mesmo tempo fazendo economia para o município de Gaspar. Preciso de vocês agora", diz Wan-Dall no áudio.

A mensagem faz referência a uma proposta colocada em discussão por Wan-Dall e que indica uma alteração no método de pagamento do vale-alimentação aos servidores municipais. A prefeitura pretende transformar o benefício em um prêmio de assiduidade. Isso isentaria o município do pagamento de encargos sobre o valor e geraria, conforme o prefeito, uma economia de R$ 1,8 milhão aos cofres públicos.

Sindicato vai levar proposta para assembleia

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar (Sintraspug) diz que levará a proposta à assembleia na próxima semana. A presidente do Sintraspug, Lucimara Rozanski, critica a atitude do prefeito:

— O governo está usando de autoridade patronal neste momento e isso assusta. O sindicato está bem atento, porque não é por aí. O governo não pode usar de sua autoridade, ele tem que deixar liberdade para o servidor escolher e entender o que é melhor para ele — afirma.

De acordo com Lucimara, as principais preocupações da categoria são o risco de que o servidor poderia perder o benefício do mês em caso de faltas injustificadas – como, por exemplo, paralisações e manifestações – e também o fato de que, sem a incidência de encargos como o INSS, o vale-alimentação deixaria de contar como base salarial para a aposentadoria.

CONTRAPONTO

Procurado pela reportagem, o prefeito Kléber Wan-Dall admitiu que enviou o áudio em um grupo com ocupantes de cargos comissionados no WhatsApp, mas nega que isso seja exercer influência sobre os cargos de confiança. Confira o que o prefeito disse: 

— Esse áudio não foi encaminhado aos servidores. É um grupo que a gente tem de cargos comissionados, secretários, diretores, e tudo mais, que trabalham aqui na prefeitura. O que pedi não foi nada demais. Pedi para que o pessoal compartilhe, comente, para que essa mensagem chegasse aos servidores e à comunidade. Foi isso que aconteceu. Não vejo nada demais. Acho que estou no meu papel enquanto responsável, gestor do município, de fazer as cobranças da minha equipe. Esse é o relato do que aconteceu. Não vejo que foi feito nada demais, apenas cobrando da minha equipe, o que é papel de quem gerencia, administra, e é responsável, como é o meu caso.

Ouça o áudio:

Leia mais notícias

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDuas pessoas morrem em acidente na BR-470, em Ilhota https://t.co/DzntbjJaXo #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDois homens são presos após roubo a lotérica no Centro de Gaspar https://t.co/4xM5W69r7C #LeiaNoSantahá 8 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca