Polícia indicia seis pessoas por quebra-quebra e agressões na saída do pré-Carnaval em Balneário Camboriú - Segurança - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Segurança18/04/2017 | 12h47Atualizada em 18/04/2017 | 13h31

Polícia indicia seis pessoas por quebra-quebra e agressões na saída do pré-Carnaval em Balneário Camboriú

Toda a ação não durou mais do que 20 minutos

Polícia indicia seis pessoas por quebra-quebra e agressões na saída do pré-Carnaval em Balneário Camboriú Luiz Carlos Souza/Especial
Foto: Luiz Carlos Souza / Especial

A Polícia Civil indiciou seis pessoas, entre elas um adolescente de 16 anos, pelo quebra-quebra na saída de um evento de pré-Carnaval na Barra Sul, em Balneário Camboriú, no dia 18 de fevereiro. O caso foi esclarecido em uma ação conjunta entre as polícias civil e militar e a guarda municipal, com base em depoimentos de 30 testemunhas e imagens de câmeras de monitoramento de comércios próximos. Toda a ação, que durou cerca de 20 minutos, teve atropelamentos, agressões e depredação.

De acordo com o delegado John Vieira, a confusão começou quando o motorista de um Voyage, que aparece nas imagens sendo depredado, demorou a afastar o carro para deixar passar uma ambulância na Avenida Atlântica. Um homem de 25 anos, que vinha caminhando, provocou a primeira confusão segundo a polícia.

O motorista do Voyage e os passageiros envolveram-se na briga e, no momento em que tentavam deixar o local, atropelaram duas pessoas. A situação foi agravada porque o homem que provocou a briga pareceu ter sido atingido.

_ As imagens mostram que ele deu uma ¿voadeira¿, caiu no chão, bateu a cabeça e ficou desacordado. Mas algumas pessoas pensaram que ele também tivesse sido atropelado _ diz o delegado John Vieira, responsável pela investigação.

O Voyage entrou em uma servidão entre as ruas 3950 e 3900. O motorista e os passageiros fugiram e o carro foi destruído a socos e pontapés. 



A poucos metros dali, enquanto os bombeiros atendiam as duas vítimas do atropelamento, um casal em um BMW começou a discutir com pessoas que passavam na rua. O motorista avançou sobre a ciclofaixa e a calçada da Avenida Atlântica, mas não chegou a atingir ninguém. Quando a polícia chegou ao local, o motorista fugiu.


Indiciados

As duas pessoas atropeladas pelo Voyage estão bem. Uma delas não quis levar o caso adiante. A outra, que quebrou o tornozelo, decidiu representar contra o motorista, que tem 21 anos. Ele foi indiciado por lesão corporal culposa.

O rapaz de 25 anos que teria incitado a primeira briga, e é considerado o pivô do caso pela polícia, foi indiciado por lesão corporal dolosa e participação em rixa.

O motorista do BMW, que tem 48 anos, responderá por direção perigosa. Dois jovens de 18 anos, e um adolescente de 16, foram indiciados pela depredação do Voyage.

Entre os identificados pela polícia, todos são da região _ Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Tijucas. 

O relatório do inquérito agora será encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se oferece denúncia contra os seis indiciados pela polícia. Caberá à Justiça, nesse caso, aceitar ou não a denúncia da promotoria e julgar cada um dos envolvidos. Mesmo que o processo chegue a essa fase, todos os crimes listados são considerados de menor potencial ofensivo, com possibilidade de condenação a penas restritivas de direitos _ como a obrigatoriedade de comparecer ao fórum uma vez por mâs _ e prestação de serviços à comunidade.

Apesar das penas brandas, para o secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Gabriel Castanheira, a elucidação do caso evita a sensação de impunidade. A avaliação do secretário foi de que havia policiamento suficiente, opinião compartilhada pelo tenente da Polícia Militar Lucas Figueira, que representou a corporação na apresentação de resultados da força-tarefa de investigação.

Para Castanheira, a confusão foi decorrente de um fato isolado e não impede novos eventos na Barra Sul.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMotorista é demitido em Joinville por falar mal do chefe em aplicativo de mensagens https://t.co/52PV0il64t #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCorreios e sindicatos chegam a proposta de acordo coletivo que poderá encerrar greve https://t.co/mkHBLS6dFT #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet

Veja também

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros