Cinco agentes da penitenciária de Itajaí são afastados por 60 dias após sindicância interna - Segurança - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Sistema prisional08/06/2017 | 14h54Atualizada em 08/06/2017 | 16h54

Cinco agentes da penitenciária de Itajaí são afastados por 60 dias após sindicância interna

Estado não informou o motivo da medida na unidade prisional de onde 15 detentos fugiram este ano

Cinco agentes da penitenciária de Itajaí são afastados por 60 dias após sindicância interna Lucas Correia/Agencia RBS
Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) afastou das atividades cinco agentes que trabalham na Penitenciária de Itajaí a pedido da sua corregedoria interna. Eles deverão ficar fora das funções por 60 dias.

O motivo do afastamento preventivo não foi informado pela SJC, apenas que há fatos sendo investigados em uma sindicância investigativa. O ato é assinado pelo secretário-adjunto Leandro Lima e foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira.

Procurado pela reportagem nesta quinta-feira, o secretário-adjunto disse que não poderia informar o motivo da medida nem se manifestar a respeito. Lima ressaltou apenas que os agentes ficarão em casa à disposição, com o devido desconto salarial previsto em lei, e que ela faz parte de gestão na secretaria e na corregedoria em questões disciplinares.

Os agentes serão ouvidos e ao final podem responder a um processo administrativo e disciplinar. Se as alegações deles foram convincentes, o caso também poderá ser encerrado e voltarão ao trabalho.

Palco de fugas

A Penitenciária de Itajaí fica no complexo prisional da Canhanduba, onde 15 detentos escaparam este ano em duas grandes fugas. A primeira aconteceu em 12 de fevereiro quando oito presos fugiram. Eles serraram as grades de uma janela que dava acesso à parte externa. No dia 2 de março, menos de um mês depois, houve a segunda fuga, desta vez de sete detentos.

Leia mais:

Oito presos fogem da Penitenciária de Canhanduba em Itajaí
Sete detentos fogem da Penitenciária da Canhanduba, em Itajaí

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCoalizão cria base de dados sobre extremistas https://t.co/ILTmrzf0pw #LeiaNoSantahá 6 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaONU: mercado mundial da droga está prosperando https://t.co/T4zTcg3oqu #LeiaNoSantahá 15 minutosRetweet

Veja também

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros