Santa Catarina terá prisão sem algemas e agentes prisionais - Segurança - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Cacau Menezes03/07/2017 | 08h06Atualizada em 03/07/2017 | 14h37

Santa Catarina terá prisão sem algemas e agentes prisionais

A primeira unidade da Apac em SC será em Florianópolis e deve ser inaugurada até final do ano

Cacau Menezes está em férias e retorna a este espaço em agosto. 
Por Anderson Silva

Santa Catarina terá até o final de 2017 a primeira prisão sem algemas e agentes prisionais. Depois de uma longa negociação, governo do Estado, Tribunal de Justiça e Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Florianópolis chegaram a um acordo. A entidade encontrou uma residência no Centro da Capital que será reformada até outubro com recursos do Movimento Mulheres do Brasil (MDB), formado por empresárias catarinenses. 

Até o final do ano a casa será ocupada por 20 mulheres do regime fechado, ou seja, que já têm condenação. Ainda haverá espaço para oito mulheres do regime aberto, que apenas precisam dormir na prisão. 

A escolha de quem vai para a Apac será feita pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) e depende de um pedido da própria detenta. O modelo foi criado em São Paulo e prevê um regime rígido como oficinas e estudo. Atualmente, são 47 unidades no país, a maioria em Minas Gerais, onde os coordenadores da futura sede catarinense vão em breve fazer um curso de aprendizado. O modelo é referência, justificada pelos números: um preso no sistema comum custa quatro vezes mais e a ressocialização é de no máximo 20%, contra 90% em Apac.

Pessoas interessadas em trabalhar como monitores ou voluntário da Apac de Florianópolis podem procurar a direção da entidade no telefone 48-3879-2168. Os interessados vão fazer um treinamento no final de agosto para aprender as técnicas da associação. (Anderson Silva)

Acompanhe as últimas publicações de Cacau Menezes

"Política é como nuvem, muda o tempo todo", alerta ex-procurador geral 
Quem são os mortos de Florianópolis? 
Churrasco Swing e Balada está de volta em Florianópolis 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlack Friday deve movimentar R$ 9 milhões em Blumenau https://t.co/gcb9ReR2rW #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaExecutivo da NSC Comunicação vai assumir presidência da ADVB-SC https://t.co/wQK8kId7Sm #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet

Veja também

Jornal de Santa Catarina
Busca