Canil da PM de Blumenau ganha novos filhotes para treinamento - Segurança - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Bom pra cachorro26/03/2018 | 13h56Atualizada em 26/03/2018 | 19h51

Canil da PM de Blumenau ganha novos filhotes para treinamento

Filhotes dos cachorros Brutus e Apollo, dois novos cães vão passar por treinamento para buscar drogas

Canil da PM de Blumenau ganha novos filhotes para treinamento Giovanni Silva/Divulgação
Foto: Giovanni Silva / Divulgação

A equipe de quatro patas da Polícia Militar de Blumenau vai ganhar reforços nos próximos meses. Dois filhotes estão passando por treinamento no canil no 10º Batalhão da PM para ingressar no grupo de cães que auxiliam os policiais em ações de busca e apreensão de drogas, armas e foragidos na região. A dupla vem de uma ninhada de três pastores holandeses e um pastor-belga malinois que nasceram há quase dois meses e desde as primeiras semanas passaram por uma série de testes de aptidão para entrar na equipe do canil. Dois foram aprovados e vão começar os treinamentos com foco na busca de drogas.

— Os testes de aptidão iniciam desde o nascimento. No início, verificamos o temperamento, a segurança, a determinação e a persistência dos filhotes. É um trabalho minucioso — comenta o comandante do canil, primeiro-tenente Iuri Coura Lima, que destaca o trabalho de quatro horas diárias que será feito com os cães agora para deixá-los prontos para atuar nas ruas. O prazo é entre 10 meses e um ano de idade para que eles comecem a trabalhar com os policiais designados.

Com o reforço, a equipe do canil passará de quatro para seis policiais acompanhados de cães. Atualmente o batalhão já conta com a cadela Ayra (pastor holandês), Sheriff (pastor holandês), Apollo (pastor belga malinois) e Brutus (pastor holandês). Nascidos de Ayra, os novatos são duas fêmeas filhas dos cachorros Brutus e Apollo. O primeiro ficou conhecido mundialmente depois do vídeo de uma ação em março do ano passado viralizar ao mostrar o animal localizando dois fugitivos em Blumenau e os capturando em uma área alagada no meio de um matagal.

— O Brutus é um cão basicamente utilizado na captura de fugitivos no mato, enquanto a Ayra é mais voltada para encontrar drogas. No entanto todos os cães do batalhão passam por treinamento para várias funções, o foco pode mudar ao longo do treinamento conforme a aptidão. Quanto mais cedo iniciamos os testes e os direcionamentos, melhor será o desempenho do animal — explica o tenente.

Novos filhotes que serão treinados no canil da Pm de Blumenau
Foto: Giovanni Silva / Divulgação

Canil traz reforço na apuração policial

Com atuação destacada, o canil da PM blumenauense apoia a busca e apreensão de drogas, armas, munição e foragidos. Chefe do setor de Relações Públicas do batalhão, o tenente Nicolas Vasconcelos Marques conta que a polícia tem uma série de casos de sucesso com o uso dos cães, especialmente em situações de fugas de foragidos para áreas de matagal.

— O caso do Brutus viralizou pois estava sendo filmado, mas temos uma série de atuações importantes do canil. O trabalho deles é essencial — destaca.

Um dos dois filhotes já tem nome: chama-se Mag. O outro filhote, que também é fêmea, será batizado com a ajuda da população, que vai poder votar através de uma enquete nas redes sociais do 10º BPM. Clique aqui e participe.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaExpectativa em Blumenau é vacinar 106 mil pessoas contra a gripe https://t.co/333L81xZwy #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMotociclista morre após acidente entre carro e moto em Blumenau https://t.co/gfZBHqcdUo #LeiaNoSantahá 14 horas Retweet

Veja também

Jornal de Santa Catarina
Busca